Filtrar


Questões por página:
Um Ente Público obteve um financiamento para realizar uma obra pública no valor de R$ 26.000.000,00 (vinte e seis milhões de reais) a serem pagos em 36 (trinta e seis parcelas) e taxa de juros de 1% (um por cento) ao mês. O empréstimo foi obtido junto a uma instituição financeira pública e prevê um prazo de carência de 12 (doze) meses para o início do pagamento das parcelas. Assinale a única que apresenta as mutações patrimoniais e orçamentárias na contabilidade do Ente Público tomador do empréstimo no dia do recebimento dos valores (mesma data da assinatura do Contrato):
Em relação ao balanço financeiro, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os recebimentos extraorçamentários compreendem os ingressos não previstos no orçamento, como ingressos de recursos relativos a consignações em folha de pagamento, fianças, cauções, entre outros, e inscrição de restos a pagar.
II. Os ingressos (receitas orçamentárias e recebimentos extraorçamentários) e dispêndios (despesa orçamentária e pagamentos extraorçamentários) se equilibram por meio da inclusão do saldo em espécie do exercício anterior na coluna dos ingressos e do saldo em espécie para o exercício seguinte na coluna dos dispêndios.
III. O balanço financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
IV. Um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. Uma variação positiva na disponibilidade do período é sinônimo de bom desempenho da gestão financeira. Da mesma forma, a variação negativa significa um mau desempenho. Portanto, o resultado financeiro do exercício coincide com o superávit ou déficit financeiro do exercício apurado no balanço patrimonial.
V. As receitas e despesas orçamentárias vinculadas compreendem as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias cuja aplicação dos recursos é definida em lei, de acordo com sua origem.
No Brasil, o exercício financeiro tem duração de doze meses e coincide com o ano civil. Em relação aos aspectos relativos à execução orçamentária e financeira, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas.
I Na fixação da programação financeira não devem ser considerados os créditos adicionais e as operações extraorçamentárias. II A inflexibilidade deve ser a principal característica da programação de desembolso. III Após a aprovação da lei orçamentária, em nenhuma hipótese o cronograma de desembolso poderá ser alterado.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. No quadro do Balanço Financeiro, a conta analítica “Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados” está contida no seguinte item sintético:
Existe um processo de agregação dos saldos das contas de mais de uma entidade, excluindo-se as transações recíprocas, de modo a disponibilizar os macroagregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado. Esse processo denomina-se: