Filtrar


Questões por página:

O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção, por parte de todos, para reduzir a transmissão da doença. A principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito – 75% deles localizados dentro e no entorno dos domicílios. Daí a importância de receber os agentes de combate a endemias e os agentes comunitários de saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.


Tal afirmativa refere-se à:

A dengue, doença febril aguda capaz de provocar quadros de saúde assintomáticos ou graves, não é uma doença nova e pouco conhecida no Brasil. A primeira epidemia documentada laboratorialmente ocorreu em Boa Vista, no estado de Roraima, nos anos de 1981 e 1982. A doença ocorre de forma contínua, apresentando-se como endêmica, com períodos de epidemia. São sinais e sintomas causados pela dengue, EXCETO:
As arboviroses são transmitidas pelo mosquito do gênero Aedes, especialmente, a espécie Aedes aegypti. São consideradas um dos principais problemas de saúde pública no mundo, sendo a dengue a doença de maior relevância nas Américas. Assinale a alternativa que indica a forma de transmissão desse tipo de patologia.
Em um município brasileiro, observa-se um aumento significativo no número de casos de dengue nos últimos meses. A equipe de Vigilância Epidemiológica local investiga a situação e identifica diversos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Diante do exposto, a medida mais importante para controlar o surto de dengue no município é:
É uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. Os sintomas iniciais são: febre, dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos. Essas informações referem-se à: