Filtrar


Questões por página:
De acordo com pesquisadores da metade do século passado, um em cada quatro indivíduos apresentava algum tipo de má oclusão que requeria tratamento ortodôntico. Essa incidência tem aumentado progressivamente, alcançando índices preocupantes. Em relação à etiologia das más oclusões, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A etiologia da má oclusão é monofatorial. ( ) Características familiares não podem comprometer a morfologia dentofacial de um indivíduo. ( ) Anomalias de tamanho dentário, representadas pelas macro e microdontias podem gerar más oclusões como apinhamentos e diastemas, respectivamente. ( ) Quando se perde prematuramente um dente decíduo, ocorre o rompimento do equilíbrio dentário, propiciando a mesialização dos dentes posteriores, distalização dos anteriores e a extrusão dos antagonistas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A solução salina balanceada de Hank (HBSS) consiste numa mistura de nutrientes essenciais, que pode ser indicada para a conservação e transporte de dentes avulsionados, até que o paciente consiga chegar a um serviço odontológico de urgência. Sobre o HBSS, marque V para verdadeiro e F para falso nos itens a seguir:
( )Por apresentar uma osmolaridade, de aproximadamente,320 mOsmKg, o HBSS tem a capacidade de preservar e reconstituir as células do ligamento periodontal de dentes mantidos fora do alvéolo, durante um longo período de tempo.
( )Pode ser classificado como um composto não tóxico, que possui um pH em torno de 7,2.
( )Apesar de possuir excelentes propriedades, mostra-se menos eficiente na conservação dental do que o leite.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A dentição mista é marcada pelo período dos 6 aos 12 anos, em geral, sendo caracterizada pela substituição dos dentes decíduos pelos dentes permanentes.

II. Em sua grande parte, os dentes são compostos de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo, além de magnésio, flúor e outros elementos.


Marque a alternativa CORRETA:

Após ter caído de bicicleta, um paciente de 12 anos de idade chega para ser atendido pelo cirurgião-dentista e relata o trauma ocorrido. Após a avalição minuciosa do caso, nota-se que o incisivo central superior sofreu luxação com deslocamento vestibular. O caso clínico supracitado descreve uma injúria traumática de:

Paciente de 12 anos de idade, sexo masculino, sofreu um acidente de bicicleta e foi levado primeiro ao hospital e depois à clinica odontológica, cerca de 9 horas após o acidente. A criança apresentava hematomas lábio-nasais e maxilares, laceração da mucosa labial e gengival na região maxilar superior, com luxação e hipermobilidade dos incisivos centrais. No exame radiográfico detectou-se fratura do tecido ósseo vestibular, porém não houve fratura da raiz dos incisivos, apenas o deslocamento das raízes para vestibular e, consequentemente, a projeção das coroas para palatino. A sequência correta de procedimentos para a manutenção da integridade dos dentes incisivos centrais, em função e estética, é