Filtrar


Questões por página:
Um paciente adulto procurou a UBS para uma consulta odontológica de rotina. Ao exame clínico, foi constatada lesão cariosa com cavitação na face oclusal do dente 16. Foi realizada a remoção de tecido cariado com instrumentos rotatórios. A lesão mostrou-se profunda, restando menos de 0,5 mm de espessura de dentina remanescente. Tendo em vista que a restauração será realizada em resina composta fotopolimerizável, assinale qual seria a primeira opção para a proteção do complexo dentino-pulpar.
Visualizar Questão Comentada
O amálgama de prata tem sido usado em restaurações por mais de 150 anos. Inúmeras discussões têm vindo à tona nos últimos anos devido ao potencial risco tóxico do mercúrio. Assim, é CORRETO afirmar que:
Existe uma série de fatores responsáveis pelos efeitos adversos à polpa, que vão desde a instalação do processo carioso e preparo cavitário até o selamento da interface dente-restauração. Assim, para um agente de proteção pulpar ideal, qual das seguintes características NÃO deve estar presente?
Visualizar Questão Comentada
Os preparos cavitários tradicionais, delineados com base na anatomia dental e realizados de maneira padronizada com dimensões desnecessariamente grandes, estão sendo cada vez mais substituídos por procedimentos restauradores menos invasivos, graças ao desenvolvimento dos materiais adesivos. Em relação ao sistema de adesivos em dentística, é CORRETO afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
O cirurgião-dentista irá realizar uma restauração de resina composta no dente 13, que apresenta uma cárie profunda. O Assistente de Saúde Bucal (ASB) deve conhecer o instrumental odontológico e preparar os instrumentos necessários para auxiliar o dentista durante o procedimento. Qual das alternativas abaixo apresenta os possíveis instrumentos que o dentista utilizará para realizar essa restauração?