Filtrar


Questões por página:
Em cavidades de classe II de Black, o preparo cavitário convencional para amálgama deve apresentar
Paciente com 41 anos de idade, sexo masculino, apresenta uma extensa restauração de amálgama no dente 25, nas faces mésio-ocluso-distal, com cúspides sem suporte de dentina e cavidade pouco retentiva. A presença de cárie secundária requer a substituição desta restauração, que tem indicação de material restaurador, o amálgama com
Paciente com 16 anos de idade, sexo masculino, apresenta uma lesão de cárie na superfície oclusal do dente 36, com mínima cavitação do esmalte. Considerando o padrão de desenvolvimento das lesões em superfície oclusal, a remoção do tecido cariado
A proteção do complexo dentina-polpa com base de hidróxido de cálcio em paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, que vai receber uma restauração de amálgama no dente 24

I. promove a obturação mecânica dos túbulos dentinários, reduzindo a sensibilidade dentinária.

II. apresenta menor adesividade à dentina que um material de adesão resinoso.

III. mostra sensibilidade à técnica, predispondo a rupturas na interface da restauração.

IV. apresenta propriedade antibacteriana, porém interfere na polimerização de compostos resinosos.

Está correto o que se afirma APENAS em
Quanto às facetas laminadas considere:

I. Atualmente a exposição de dentina durante o preparo para faceta laminada não se constitui em problema devido aos tipos de adesivos existentes no mercado. Assim, não é necessário que haja uma cinta de esmalte ao redor de todo o preparo para evitar a infiltração marginal.

II. Não estão indicadas para pacientes com hábitos parafuncionais, em elementos com perda de estrutura dentária, dentes vestibularizados e que apresentam grande apinhamento ou giroversão exigindo desgaste exagerado que poderia comprometer a estrutura dental.

III. Os preparos do tipo janela, preparo com cobertura incisal e o preparo sem chanfro na palatina apresentam os melhores resultados em relação a resistência à carga e à fratura dos laminados cerâmicos.

IV. A interface cimento resinoso-dente é o primeiro lugar de entrada do fluido oral. Assim, a falha adesiva ocorre quando 80% ou mais do substrato é de dentina, sendo altamente improvável quando um mínimo de 0,5 mm de esmalte é preservado.

V. O método alternativo no qual o adesivo dentinário é aplicado à dentina e polimerizado antes da cimentação tem se mostrado mais efetivo para o restabelecimento do comportamento biomimético do elemento dental, porém a camada de adesivo aplicada deve ser bastante fina ou poderá haver prejuízo à adaptação da faceta.

Está correto o que consta APENAS em