Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Em 01/10/X1, uma entidade pública adquiriu um imóvel por R$ 300.000,00 com vida útil estimada de 25 anos e valor residual de R$ 50.000,00, cuja depreciação é realizada pelo método das quotas constantes. Supondo a aplicação da Portaria STN nº 467/09, em 31/12/X2, o saldo da conta Depreciação Acumulada deveria ser
A NBC T 16.9, que trata da depreciação, amortização e exaustão aplicadas ao Setor Público, apresenta que os seguintes fatores devem ser considerados ao se estimar a vida útil econômica de um ativo, EXCETO:
mostrar texto associado

O evento IV representa uma variação patrimonial qualitativa, mas não quantitativa: há redução do patrimônio líquido concomitante à inclusão da conta redutora no ativo.

Conforme preceitua a Lei nº 4.320/1964, os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitir o conhecimento da composição patrimonial. Um dos procedimentos necessários ao alcance deste objetivo é o registro adequado da depreciação de ativos. Acerca desse procedimento, é correto afirmar que:
Uma entidade pública da administração direta adquiriu no mês de março equipamentos de projeção para sala de conferências, ao custo de 23.000,00. Em abril as instalações ficaram prontas. Mas o equipamento só entrou em uso em junho. Considerando que os equipamentos têm valor residual de 3.000,00 e vida útil de cinco anos, a despesa com depreciação a ser reconhecida no final do primeiro exercício, pelo método das quotas constantes, é de: