Filtrar


Questões por página:

Paciente feminina,54 anos, apresenta há dez meses lesão única, em placa, com bordas policíclicas e área de ulceração central, localizada na região frontal. Relata progressão periférica e o surgimento recente de linfoadenite regional. À diascopia da lesão cutânea, observam-se os chamados “nódulos de geleia de maçã”.

Quanto à hipótese diagnóstica, há dois diagnósticos diferenciais e dois exames complementares significativos que são, respectivamente,

Em relação ao uso da cloroquina, marque corretamente quais as alterações que podem ser observadas.

Paciente negra,35 anos, chega ao setor de internação da dermatologia com erupção cutânea do tipo eritrodermia, edema de membros inferiores, áreas de descolamento cutâneo nos braços. Clinicamente também apresentava linfadenopatia generalizada, febre, artralgia, acompanhando-se de alterações laboratoriais com eosinofilia periférica e leucocitose de 21.000/mm³. Refere há um mês episódio de convulsão e início de tratamento com carbamazepina prescrito por seu neurologista.

Esse quadro é compatível com qual das erupções abaixo produzida por drogas?

Em relação às variantes da acne, correlacione as duas colunas. Em seguida, assinale a opção cuja sequência está correta.

1. Acne fulminans

2. Acne mecânica

3. Acne induzida por drogas

4. Acne neonatal

5. Acne infantil

( ) Pápulas nas bochechas e dorso nasal

( ) Associa-se a manifestações sistêmicas

( ) Alterações hormonais intrínsecas

( ) Abrupta, monomórfica (pápulas e pústulas)

( ) Predomínio de lesões tipo comedões

Marque a alternativa correta no que se refere à recidiva e reação na hanseníase.