Filtrar


Questões por página:
Comparece ao ambulatório, o paciente Lucas, com 35 anos, branco, contador. Refere que apresenta lesões avermelhadas em cotovelos, joelhos e na face anterior das pernas há 8 meses. Fez uso de cremes e pomadas por conta própria. Entre elas cita Diprogenta e Desonol, com remissão ocasional e logo depois novo aparecimento das lesões. Ao exame dermatológico, observou-se lesões em placas eritêmatoescamosas, nacaradas, bem delimitadas, de tamanhos variados, que afetavam simetricamente os cotovelos, joelhos e face anterior das pernas, além de lesões semelhantes de igual padrão no couro cabeludo. Em relação ao caso exposto é correto afirmar que:
Com relação à urticária e ao angioedema é CORRETO afirmar que:

Sobre o tratamento de Dermatite Atópica marque “V” para as assertivas verdadeiras ou “F” para as falsas nas alternativas abaixo e, a seguir responda ao que se pede:


( ) A IgE específica para alimentos deve ser solicitada de rotina, e quando elevada, deve-se recomendar exclusão dietética dos alimentos.

( ) A maioria dos pacientes se beneficia com o uso de antibióticos orais, por 5 a 10 dias, durante os surtos, mesmo na ausência de lesões clinicamente infectadas.

( ) Em caso de formas graves ou refratárias o uso de corticosteroides orais é mais recomendado que imunossupressores sistêmicos como ciclosporina ou azatioprina, por terem menos efeitos colaterais.


Marque a alternativa CORRETA:

Paciente do sexo feminino,26 anos, apresentou lesão em face medial da coxa esquerda formando placa descamativa eritematosa prateada e dolorosa medindo 3 x 4 cm e com positividade ao teste do orvalho sangrento. Ao exame físico apresentou ainda placas eritematosas descamativas prateadas em couro cabeludo occipital. Em relação às hipóteses diagnóstica assinale a alternativa correta.

Mulher de 20 anos vem em consulta referindo alterações cutâneas em ambas as mãos, há 1 ano, conforme imagem abaixo.


O anticorpo mais encontrado na condição acima é: