Filtrar


Questões por página:
Os exantemas são lesões dermatológicas que podem variar em formato, conteúdo e coloração, sendo sua correta identificação fundamental para o diagnóstico clínico. Sobre o formato das lesões exantemáticas, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.

(__) Uma pápula é uma lesão elevada, sólida e circunscrita, com diâmetro superior a 1 cm, causada por alterações dérmicas e epidérmicas.
(__) Uma mácula é uma alteração da cor da pele, sem relevo ou depressão, podendo ser vasculossanguínea ou pigmentar.
(__) Uma vesícula é uma elevação circunscrita contendo líquido claro, seroso, que pode evoluir para um conteúdo hemorrágico.
(__) Petéquias são manchas causadas por extravasamento de hemácias na derme, não desaparecendo à vitropressão, com diâmetro de até 1 cm.

A sequência está correta em:
Uma criança de 6 anos, com diagnóstico prévio de dermatite atópica, apresenta exacerbação de lesões eczematosas em dobras de braços e joelhos, com prurido intenso e pele ressecada. Qual a conduta inicial mais adequada, segundo protocolos atuais?
Um paciente de 35 anos apresenta lesões eritemato-descamativas em placas, bem delimitadas, principalmente em superfícies extensoras (cotovelos e joelhos) e no couro cabeludo, com prurido moderado. Qual o diagnóstico mais provável?
Menino,45 dias de vida, apresenta descamação em sobrancelhas e região retroauricular, também crostas em couro cabeludo com cheiro acentuado. A mãe tentou retirar as crostas no banho, mas a região ficou hiperemiada. Nesse caso, a conduta indicada é
Visualizar Questão Comentada
Considere uma criança em atendimento ambulatorial com alteração de pele eczematosa caracterizada por exsudação, liquenificação e prurido.
Nesse caso, não se pode considerar como hipótese diagnóstica: