Filtrar


Questões por página:
Paciente de seis anos, fototipo IV, é trazido pela mãe com a queixa de múltiplas áreas alopécicas há cerca de dois meses. Ao exame físico, nota-se a presença de múltiplas áreas alopécicas, numulares, distribuídas por todo o couro cabeludo. Na dermatoscopia, observa-se a presença de múltiplos fios tonsurados em forma de vírgula. Considerando a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino,26 anos, fototipo III, relata lesões dolorosas no prepúcio há cerca de uma semana. Ao exame físico, visualizam-se múltiplas úlceras acometendo o sulco balanoprepucial, de até 0,5 cm de diâmetro, de bordas irregulares e mal definidas, com fundo rico em exsudato purulento e com base friável. Algumas lesões apresentam contato entre si. Considerando a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa que contenha seu agente etiológico.
Paciente de 26 anos, fototipo IV, relata lesões anestésicas disseminadas pelo tronco. Ao exame, nota-se a presença de múltiplas lesões de aspecto foveolar, anestésicas, de esmaecimento lento, distribuídas no tronco e nos membros. Feito exame anatomopatológico que evidenciou reação granulomatosa com presença de bacilos álcool ácido resistentes na coloração de Fite-Faraco. Paciente relata estar gestante de 15 semanas. Considerando a hipótese de hanseníase, assinale a alternativa que contenha a conduta adequada relacionada ao tratamento.
Muitas vezes, em cirurgia dermatológica, é necessária a realização de enxertos cutâneos totais, seja pela dificuldade de reconstrução da área afetada, seja pelo critério oncológico (subtipo histológico do tumor ou risco de margem acometida). Sobre a integração do enxerto cutâneo total na ferida operatória, assinale a alternativa incorreta.
Paciente de 38 anos, sexo feminino, fototipo IV, sem patologias prévias, relata lesão no braço esquerdo, notada há seis meses. Ao exame, foi visualizado um nódulo acastanhado, indolor, discretamente endurecido à palpação, com encovamento da lesão à compressão lateral. Realizada biópsia excisional, cujo exame anatomopatológico evidenciou hiperplasia da epiderme com hiperpigmentação da camada basal e múltiplas células fusiformes e histiócitos na derme, com aprisionamento de colágeno intercelular. O estudo imunohistoquímico evidenciou positividade para o fator XIIIa e negatividade para CD34. Assinale a alternativa que apresenta qual o diagnóstico.