Filtrar


Questões por página:
Em 9 de agosto de 2024, a aeronave ATR 72-500 escalada para o voo 2283 da empresa Voepass caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas. Analise as assertivas sobre fatos ligados ao acidente e assinale a alternativa correta:

I - A aeronave decolou de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), operando normalmente até perder contato com o controle.
II - A investigação apontou que o copiloto relatou “bastante gelo” minutos antes da queda.
III - Arthur Lira, então presidente da Câmara dos Deputados, criou uma Comissão Externa para acompanhar as investigações relacionadas à queda do avião.
IV - A Anac suspendeu as operações da Voepass em 11 de março de 2025 devido a violações nas condições de segurança, após o acidente.
Visualizar Questão Comentada

Mineradora que teve suas origens em Minas Gerais e cujo nome está ligado ao rompimento de duas barragens com centenas de vítimas fatais em Mariana/MG e Brumadinho/MG. A qual empresa de mineração se refere a descrição acima?

Visualizar Questão Comentada

Em meados do mês de janeiro, imagens de crianças e adultos subnutridos indígenas chamaram a atenção. Embora a situação desses povos já fosse conhecida pelo governo, as cenas ajudaram a diagnosticar uma crise sanitária e humanitária na região (TANCREDI,2023). Ao encontro disso:


I.Os rios da Terra Indígena Yanomami apresentaram mudança, após a operação do governo federal contra o garimpo ilegal da região.


PORQUE


II.A coloração é causada, justamente, pela atividade do garimpo, que perfura os fundos dos rios e deixa a água lamacenta.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

No dia 8 de janeiro de 2022, uma tragédia ocorreu no Lago de Furnas, no município de Capitólio, Minas Gerais: um dos paredões rochosos que circundavam o lago se desprendeu matando 10 turistas que estavam nas embarcações próximas ao local do acidente.
Após investigação, a Polícia Civil concluiu que as mortes foram ocasionadas por um evento natural, não apontando responsáveis pela tragédia.
Assim, a responsabilidade pelo acidente deve-se
Em 5 de novembro de 2015,34 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério de ferro jorraram do complexo de mineração operado pela Samarco e percorreram 55 km do Rio Gualaxo do Norte e outros 22 km do rio do Carmo até desaguarem no rio Doce. No total, a lama percorreu 663 km até encontrar o mar, no município de Regência (ES). Esse desastre ambiental ficou conhecido como: