Filtrar


Questões por página:
A matriz energética mundial está passando por um processo de transformação, com foco em fontes de energia mais limpas e renováveis. O equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade energética continua sendo um desafio para garantir o fornecimento de energia sem comprometer o meio ambiente. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)O Brasil é totalmente dependente de fontes de energia renovável, como a eólica e a solar, que já representam mais de 80% da matriz energética do país.
(__)A energia hidrelétrica continua sendo a principal fonte de eletricidade no Brasil, representando uma parcela significativa da matriz energética.
(__)A dependência de fontes não renováveis no Brasil é insignificante, visto que o país já eliminou o uso de combustíveis fósseis em larga escala.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja CORRETA:
Em 2022, diversas iniciativas de reflorestamento foram lançadas no Brasil para combater o desmatamento na Amazônia. Um dos principais desafios para a eficácia dessas iniciativas é:
A preservação ambiental é essencial para o desenvolvimento sustentável. Qual prática contribui para a sustentabilidade da cidade?

Nos preparativos da 30° Conferência do Clima da ONU (COP30) que acontecerá em Belém neste ano de 2025, lideranças empresariais e especialistas se reúnem em julho, antes do evento citado, para debater caminhos para um futuro verde, justo e integrado à Amazônia, à sociedade e ao clima. O congresso que antecede a COP30 será um espaço estratégico para o setor empresarial alinhar propostas, compromissos e soluções antes da COP30, visando a construção da agenda verde que o mundo espera do Brasil.

Este modelo de crescimento que busca atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprirem as suas próprias necessidades é chamado de:

O debate em torno do leilão de blocos de petróleo em áreas próximas à região amazônica tem sido motivo de grande controvérsia entre ambientalistas, representantes de povos indígenas e a sociedade civil. A principal crítica feita por esses grupos está relacionada: