Filtrar


Questões por página:
A estrutura da energia elétrica tem forte correlação com o espaço produtivo. A difusão desta energia leva à construção de sistemas técnicos independentes para atender às necessidades locais e regionais. Sobre a estrutura da energia elétrica brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. A lógica de desenvolvimento do sistema elétrico é fortemente marcada pela justificativa da ocupação e da urbanização do território nacional pelo processo de industrialização e das novas técnicas de geração.

II. Para o atendimento das necessidades elétricas das diferentes regiões do país é irrelevante a integração do sistema de forma regional e nacional. Não há necessidade de determinadas linhas se comunicarem, por meio de interfaces e subestações, com grandes sistemas nacionais.

III. Na região Norte e no Mato Grosso, tem-se o mais completo sistema de subestações e a maior densidade de linhas de alta tensão, comandando os sistemas de conexões e unificação do sistema elétrico. Na região Sudeste, tem-se alguns sistemas isolados, que são abastecidos, geralmente, por pequenas hidrelétricas.

IV. Há uma forte demanda de energia elétrica no Sudeste e Sul do país, devido à sua industrialização acelerada. Atualmente, a energia hidrelétrica corresponde a uma grande parcela do consumo nacional.

Está correto o que se afirma em
No início do século XIX, na Inglaterra, o movimento ludista consistiu a primeira reação popular à introdução das máquinas na produção fabril. Destruindo as máquinas, os ludistas queriam salvar seus empregos e seu modo de vida. Desde aquela época longínqua, cada onda de inovação tecnológica deflagra reações de temor ou pânico baseadas em profecias catastróficas sobre o fim dos empregos. A revolução tecnológica em andamento atualiza essa preocupação. Sobre a revolução tecnológica desencadeada pelo processo de globalização e sua influência nos empregos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As ondas de inovação tecnológica destruíram, em pouco tempo, milhões de empregos.
( ) A automação não repercutiu sobre o projeto e o design dos automóveis, uma vez que não contribuiu para simplificação e padronização, inviabilizando, assim, a flexibilidade na utilização das máquinas.
( ) A automação da produção industrial elimina postos de empregos tanto direta quanto indiretamente.
( ) A revolução tecnológica combina com a globalização econômica e reorganiza a paisagem industrial do planeta.

A sequência está correta em
Considerando o espaço de produção do Brasil, pode-se observar que não basta apenas produzir, é necessário ter como escoar a produção, ou seja, ter um bom fluxo de transporte rodoviário, aéreo, ferroviário ou hidroviário. A relação entre a produção e o desenvolvimento é direta com o potencial de investimento para ampliação, manutenção e modernização desses recursos de transporte. Sobre os diferentes fluxos de transportes no Brasil, assinale a afirmativa correta.
A respeito da evolução do capitalismo ao longo da história e de temas correlatos, julgue o item.

Segundo Milton Santos, os países subdesenvolvidos, entendidos como países pobres, chegaram a essa situação não por acaso, mas como parte de um planejamento estratégico, levado a efeito por agentes impositores, em diferentes períodos históricos e diferentes espaços.

“BRICS: importância crescente em termos econômicos e políticos no mundo. Os países juntos têm uma economia somada superior a US$ 18 trilhões e uma população que ultrapassa 3 bilhões de habitantes”.


Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt br/acompanhe-o-planalto/noticias/2019/11/brics-importancia-crescente-em-temos-economicos-e-politicos-no-mundo. Acesso em: 3 nov.2021. Adaptado.


Além do Brasil, quais são os demais países que integram o Brics: