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Em uma das primeiras aulas de sociologia no Ensino Médio, o docente propõe um exercício de desnaturalização da instituição escolar, partindo da leitura do trecho a seguir sobre a escola:
“É provavelmente por um efeito de inércia cultural que continuamos tomando o sistema escolar como um fator de mobilidade social, segundo a ideologia da “escola libertadora”, quando, ao contrário, tudo tende a mostrar que ele é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidade às desigualdades sociais, e sanciona a herança cultural e o dom social tratado como dom natural.”
BOURDIEU, P. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes,2007, p.41.
Com base no trecho, os alunos concluem que, para o autor, a educação escolar é um instrumento de

“A distância entre aqueles que possuem muito e aqueles que possuem pouco, mas cada vez mais, não mudou. Mas multiplicaram-se os graus intermediários, que de algum modo aproximam os extremos. Dirigentes dirigidos, a um mesmo centro de mediocridade. Ser rico consiste hoje em dia em possuir um grande número de objetos pobres”. (VANEIGEM,2002, p.77)

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta.
Observe a figura e leia o texto a seguir:

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 1º
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


Artigo 2º

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Não será tampouco feita qualquer distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo 3º
Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.


Artigo 4º

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas
(Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declar....html > Acesso em: 19 abril 2014.)

Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre os valores humanos, a ética e a moral, considere as afirmativas a seguir:

I - Em determinado país que não possui leis contra a exploração do trabalho infantil, se uma empresa utilizar-se desta prática, estará sendo ética, por estar amparada juridicamente, mas não estará sendo moralmente correta.
II - Em países que possuem leis claras contra a exploração do trabalho infantil, se alguém utilizar- se desta forma de labuta para obter lucros, estará isento de moral e de ética.
III - O fato de um País possuir leis que condenam o trabalho infantil caracteriza um dos elementos da moral desse País e relaciona-se com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Assinale a alternativa correta:
Não há estados democráticos modernos que não se preocupem com a questão política do combate às desigualdades. Esse dado da realidade não poderia permitir à Sociologia deixar de se preocupar teoricamente com a questão. Sobre o ensino do tema desigualdade social e as classes sociais – a socialdemocracia, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta: