Filtrar


Questões por página:
Cerca de 50% da população com diabetes não sabe que é portadora da doença.
Por isso, testes de rastreamento são indicados em indivíduos adultos assintomáticos que apresentem excesso de peso (IMC > 25) e fatores de risco tais como:
A Diabetes Mellitus (DM) é um agravo que exige atenção, auto cuidado apoiado, e pressupõe vínculo entre profissionais, paciente e sua família. Muitas vezes, o atendimento ao caso de urgência é a oportunidade de estabelecer esse vínculo. Ao buscar a unidade, o usuário precisa se sentir bem acolhido, mesmo que seu caso seja classificado como não urgente, visando ao seu retorno e inclusão em um projeto terapêutico que venha a impedir novas complicações. Sobre DM, é possível afirmar que:
A prática regular da atividade física é indicada a todos pacientes com diabetes. Na orientação dos exercícios, devem ser observados:

I. Os calçados devem ser confortáveis prevenindo a formação de bolhas e calosidades.
II. Um dos exercícios mais recomendados para indivíduos com perda significativa de sensibilidade nos pés são as caminhadas em esteira, por evitar impacto.
III. Paciente com tratamento recente de retinopatia proliferativa deve dar preferência a exercícios que aumentem a pressão intra-abdominal, a fim de melhorar a circulação geral.
IV. O exercício deve ser iniciado de forma gradual, com caminhadas por 5 a 10 minutos em terreno plano.

Está correto o que se afirma em
Os fatores predisponentes do diabetes tipo 2 associam-se a três eixos etiológicos: genético, estilo de vida e envelhecimento. Na condição de educador em saúde, com o intuito de atuar na prevenção primária para minimizar a incidência dessa patologia, o enfermeiro deve avaliar o cliente em relação ao
Segundo o Manual do pé diabético do Ministério da Saúde (2016), a medida de maior impacto para a saúde da pessoa com Diabetes Mellitus(DM) é o/a