Filtrar


Questões por página:

Correlacione a coluna da esquerda com a coluna da direita, levando em consideração os sinais e sintomas de cada caso:


(1) Hiperglicemia (coma diabético)

(2) Hipoglicemia (choque insulínico)


( ) Pele pálida e úmida, frequente sudorese fria.

( ) Pulso rápido e débil.

( ) Hálito cetônico e boca seca.

( ) Respiração Superficial.

( ) Pulso rápido e forte.

( ) Pele quente e seca (desidratada).


A sequência correta, de cima para baixo, é:

mostrar texto associado
“Outro teste clínico recomendado para o diagnóstico do pé diabético é o teste da verificação de um reflexo profundo. Deve ser realizado posicionando o tornozelo do paciente em posição neutra e utilizar um martelo apropriado para percussão do tendão de Aquiles. O teste é considerado alterado quando há ausência de flexão do pé em direção à superfície plantar, indicando neuropatia periférica sendo conhecido como teste do reflexo.” Trata-se de:
mostrar texto associado
O monofilamento de 10 g é um dos testes clínicos recomendados para o diagnóstico do pé diabético utilizado para a avaliação:
O filho de mãe diabética necessita de vigilância constante da equipe de enfermagem, pois são altamente predispostos a apresentar
O Diabetes Mellitus se configura hoje como uma epidemia mundial, sendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. Essa síndrome metabólica apresenta alta morbi-mortalidade, com perda importante da qualidade de vida e é uma das principais causas de insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular.
Em relação a Diabetes Mellitus Tipo 2, observe as afirmativas abaixo.

I. Indivíduos com tolerância à glicose diminuída podem prevenir ou, ao menos, retardar o seu aparecimento com mudanças no estilo de vida: perda de peso, mudanças de padrão alimentar e atividade física regular.
II. Dentre suas principais complicações crônicas, encontram-se as macrovasculares: doença arterial coronariana, nefropatia e doença cerebrovascular e as microvasculares: neuropatia, retinopatia e doença vascular periférica.
III. Úlceras de pés e amputação de extremidades são suas complicações mais graves e podem ser prevenidas através das seguintes orientações de enfermagem quanto aos cuidados: exame diário dos pés; uso de sapatos confortáveis, sem meias e nunca andar descalço, mesmo em casa.
Marque a opção que apresenta apenas as afirmativas corretas.