Filtrar


Questões por página:
A classificação do diabetes mellitus (DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Paciente de 50 anos, do sexo feminino, obesa, apresenta diabetes mellitus tipo II diagnosticado há cerca de 2 anos. Em consulta de enfermagem, refere hipotensão postural, distúrbio do sono, cefaleia, tonturas, diminuição da libido e boca seca. Enquanto o profissional realizava o histórico de enfermagem acerca dos medicamentos utilizados para diabetes, outros problemas de saúde e presença de efeitos colaterais, identificou como possível causador dos efeitos adversos dessa paciente

O senhor Manuel,65 anos, dá entrada em um pronto atendimento alegando fadiga, excessivo aumento de seu volume urinário e constando valores baixos de sua pressão arterial. Durante a consulta de enfermagem, diz estar com muita sede. A enfermeira, ao conferir sua referência glicêmica, confirma ser 122 mg/dL. Isto configura ao paciente

Leia e analise as afirmativas abaixo:
I - Hemoptise refere-se à expectoração de sangue proveniente dos pulmões, traqueia e brônquios e é comumente observável na tuberculose pulmonar.
II - Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue e pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes.
III - A hematêmese pode ser causada por úlcera péptica e por ingestão maciça de álcool.
IV - Hemiparesia e hemiplegia podem ser causadas por lesão cerebral.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina (WORLD HEALTH ORGANIZATION,1999). Pode-se considerar como sinais e sintomas clássicos que levantam a suspeita de DM: