Filtrar


Questões por página:

O pé diabético é uma das mais frequentes complicações do Diabetes mellitus. Desta forma, torna-se imprescindível o exame periódico dos pés a fim de propiciar a identificação precoce e o tratamento oportuno das alterações encontradas, possibilitando, assim, a prevenção de um número expressivo de complicações do pé diabético. Uma das estratégias utilizadas também para este fim é a promoção do autocuidado. Acerca das orientações para o autocuidado do pé diabético, analise as alternativas a seguir.

I. Exercite-se regularmente.

II. As unhas devem estar lixadas até o limite dos dedos e suas bordas devem ficar retas.

III. Aplique compressas quentes diariamente nos pés para estimular a circulação.

IV. Após a lavagem dos pés, seque-os deixando-os levemente úmidos entre os dedos para evitar rachaduras.

V. Esteja atento ao aparecimento de calos e sempre que aparecerem use algum agente químico para removê-los, evitando objetos pontiagudos.

Estão corretas apenas as alternativas

O Diabetes mellitus classificado como tipo 2 abrange cerca de 90% dos casos de diabetes na população brasileira. Assinale, a seguir, a alternativa que melhor caracteriza este tipo de diabetes.
Diversos fatores contribuem para o aumento de diabéticos no mundo, entre eles podem ser citados o envelhecimento populacional e o crescimento urbano. Sobre essa doença, assinale a afirmativa INCORRETA.
Na consulta de enfermagem, baseado no protocolo do fluxograma da linha do cuidado, para o atendimento de pacientes com diabetes assintomático, com glicemia capilar de jejum = 110 mg/dl, o enfermeiro deve
Dentre as propostas terapêuticas no tratamento do diabetes tipo I, destaca-se o uso da insulina, cujo manuseio e administração da medicação requer cuidados, tal como: