Filtrar


Questões por página:
Quais são as complicações potenciais associadas à insulinoterapia no tratamento do diabetes tipo 1?
A administração de insulina é uma prática essencial e complexa no contexto do cuidado de pacientes com diabetes, com particular importância para os técnicos de enfermagem. Envolve não apenas a compreensão dos diferentes tipos de insulina e suas características farmacológicas, mas também a habilidade técnica necessária para o preparo e administração adequada da medicação. Referente aos aspectos importantes no preparo e na aplicação dessa medicação, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ângulo da agulha no momento da aplicação da insulina tem como objetivo evitar injeção intramuscular.

( ) A reutilização de seringas de insulina e de agulhas descartáveis para canetas não é uma prática usualmente recomendada, por aumentar o risco de lipodistrofia.

( ) É recomendado homogeneizar as suspensões de insulina humana (NPH e bifásicas) com movimentos suaves para reduzir a variabilidade da concentração de insulina aplicada e da ação da insulina.

( ) Deve-se fazer assepsia com álcool 70% líquido no local escolhido para aplicação e esperar secar, após, esticar a pele e aplicar a insulina.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A diabetes é uma doença crônica que afeta os idosos com grande prevalência. A descompensação aguda grave no diabético com hiperglicemia pode gerar produção de corpos cetônicos (pela queima de gordura corporal), desidratação e alterações em graus variáveis da consciência. Esses sintomas são referentes a:
Pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabete Mellitus (DM) apresentam maiores riscos para desenvolver doenças cardiovasculares. Sobre a Assistência de Enfermagem a esses pacientes, analise os itens abaixo:
I. A ação educativa, antes de qualquer outra, deve tentar fazer com que esses pacientes entendam suas próprias situações e se sintam motivados e estimulados a mudar hábitos alimentares, de condicionamento físico e orgânico, consumo de bebidas alcoólicas e cigarro e situações que provoquem estresse. II. A reeducação Alimentar deve ser estimulada pela enfermagem, auxiliando o indivíduo no controle metabólico, do peso corporal, da pressão arterial e do nível glicêmico. III. O tabagismo é um fator de alto risco para o desenvolvimento de muitas doenças. A enfermagem deve mostrar esse risco ao paciente, realizando ações educativas, mas também buscando ofertar ao paciente programas para que ele possa tratar o vício do tabagismo. IV. Em relação aos exercícios físicos, além de extremamente importantes, eles são recomendados sem nenhuma restrição, tanto a pacientes com HAS, quanto a pacientes com DM.
Estão corretos:
O diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica que vem crescendo no mundo, totalizando atualmente 463 milhões de pessoas afetadas pela enfermidade. Destaca-se como um dos principais problemas mundiais de saúde pública, pelo rápido aumento da prevalência e pela elevada taxa de morbimortalidade. O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países que mais apresentam casos de DM no mundo (16,8 milhões de pessoas) e prevalência de 10,4% da população na faixa etária de 20 anos a 79 anos. Estima-se que até 2045 esse número aumente para 26 milhões de pessoas.
SOUZA, A. L. V. et al. Consulta e enfermagem no acompanhamento das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 na atenção primária em saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Diabetes,2022.

Sobre o DM, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as afirmativas FALSAS.
( ) O DM tipo 2 tem etiologia multifatorial relacionada à urbanização, à transição epidemiológica de condições agudas para crônicas, a mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida, ao sedentarismo, ao excesso de peso, ao envelhecimento populacional e à sobrevida das pessoas.
( ) São recomendados sete comportamentos de autocuidado em DM: efetuar enfrentamento saudável, ter alimentação saudável, ser ativo, tomar medicamentos, efetuar monitoramento, reduzir riscos e ter foco na resolução de problemas.
( ) O processo de enfermagem favorece a sistematização da consulta de enfermagem, visando à total liberdade do enfermeiro para tomar a decisão que quiser.
( ) Sobre o diagnóstico de enfermagem “Risco de úlcera de pé diabético”, o enfermeiro pode prescrever: realizar higiene dos pés com água quente e sabão, usar lixas, hidratar todo o pé após o banho, cortar as unhas e remover cantos e cutículas, usar produtos químicos e abrasivos para calosidades.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.