Filtrar


Questões por página:
No Diabetes Mellitus, sobre os fatores adicionais que podem indicar a necessidade de maior frequência de consultas e o rastreamento de complicações em membros inferiores, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Presença de calos, calosidades nos pés, micoses (interdigital ou ungueal), unhas encravadas, deformidades nos pés e pododáctilos. ( ) Alto nível de conhecimento sobre cuidados preventivos. ( ) Condições de higiene adequadas. ( ) Residência em instituição de longa permanência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir sobre o processo de cicatrização das feridas os quais podem ser retardados por diversos fatores, incluindo questões do paciente e dos cuidados prestados ou inadequados.
I. A diabetes mellitus prejudica a cicatrização de ferida em todos os estágios do processo. O paciente diabético com neuropatia associada e aterosclerose é propenso à isquemia tecidual, ao traumatismo repetitivo e à infecção. II. Infecção é provavelmente a causa mais comum de atraso na cicatrização. III. A deficiência nutricional pode dificultar a cicatrização, pois deprime o sistema imune e diminui a qualidade e a síntese de tecido de reparação. IV. Hiperatividade do paciente dificulta a aproximação das bordas da ferida. O repouso favorece a cicatrização.
Estão corretas as afirmativas:
Compareceu à consulta de enfermagem na Unidade Municipal de Saúde o Sr. José, de 64 anos, queixando-se de mal-estar geral, perda de peso e sede excessiva. Após avaliação e exames laboratoriais, foi confirmado o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2. De acordo o Ministério da Saúde, a causa desse tipo de diabetes está diretamente relacionada à/ao(s)
Cerca de 50% da população com diabetes não sabe que é portadora da doença.
Por isso, testes de rastreamento são indicados em indivíduos adultos assintomáticos que apresentem excesso de peso (IMC > 25) e fatores de risco tais como:
A Diabetes Mellitus (DM) é um agravo que exige atenção, auto cuidado apoiado, e pressupõe vínculo entre profissionais, paciente e sua família. Muitas vezes, o atendimento ao caso de urgência é a oportunidade de estabelecer esse vínculo. Ao buscar a unidade, o usuário precisa se sentir bem acolhido, mesmo que seu caso seja classificado como não urgente, visando ao seu retorno e inclusão em um projeto terapêutico que venha a impedir novas complicações. Sobre DM, é possível afirmar que: