Filtrar


Questões por página:
Como pode ser determinado o Índice Glicêmico (IG) de uma refeição mista?
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Marque (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.

( ) Diabetes tipo I é resultado da destruição das células Beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células, Beta levando à deficiência de insulina.
( ) Na Diabetes tipo II, há geralmente associação com aumento de peso e obesidade, acometendo principalmente adultos.
( ) A Diabetes mellitus tipo 2 é uma doença dita "autoimune".
( ) Diabetes tipo 1, há uma grande influência genética agravada pela obesidade e sedentarismo.
( ) O cromo é essencial para a manutenção da glicose sanguínea, uma vez que potencializa a ação da insulina com a ativação da tirosina quinase localizada nos receptores insulínicos, tornando-os mais ativos pela ação da insulina. Com isso, a insulina consegue penetrar nesse receptor e carrear, com muito mais intensidade, a glicose que está circulando no sangue.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
De acordo com o Manual de Contagem de Carboidratos para Pessoas com Diabetes (Sociedade Brasileira de Diabetes,2016), indivíduo diabético em uso de insulina, ao consumir alimentos que forneçam 45 g de carboidratos, deverá utilizar a seguinte quantidade de insulina ultrarrápida:
De acordo com a Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022), terapia nutricional no pré-diabetes e no diabetes mellitus Tipo 2, quando, mesmo com o aconselhamento nutricional, a ingestão calórica for insuficiente, o suplemento oral poderá ser ofertado, preferencialmente com fórmula especializada para diabetes, com frequência de
Quanto à distribuição de macronutrientes na dieta de indivíduos portadores de Diabetes Tipo II e Dislipidemia tipo IIa (hipercolesterolemia familiar), é CORRETO afirmar que, na maioria dos casos, recomendam-se: