Filtrar


Questões por página:
A disfagia é um distúrbio da deglutição com sinais e sintomas específicos que se caracterizam por alterações em qualquer etapa ou entre as etapas da dinâmica da deglutição e sua avaliação clínica pode ser conduzida de maneira direta ou indireta. Sobre a avaliação clínica indireta da disfagia, assinale a alternativa incorreta:
Para que a fragmentação do alimento em partículas cada vez menores, preparando-o para a deglutição e digestão, ocorra de forma eficiente é necessária a integridade das estruturas envolvidas, bem como uma harmonia funcional entre elas, incluindo uma boa postura de cabeça sustentada pelos músculos da nuca com o nervo acessório e nervos:
Dependendo do tipo de disfagia, o foco da terapia fonoaudiológica pode mudar. Algumas manobras e exercícios são sugeridas para pacientes idosos, mas também podem ser implementadas em pacientes adultos. A Manobra de Shaker é indicada para:
A disfagia é caracterizada pelo déficit de uma ou mais fases da deglutição e pode apresentar vários sinais e sintomas, tais como:
I.Dificuldade de propulsão do bolo alimentar. II.Lentificação na elevação hiolaríngea. III.Broncoaspiração de alimentos e saliva.
É correto o que se apresenta em:
A disfagia pode ser definida como sendo a dificuldade ou incapacidade de deglutir alimentos, saliva e/ou secreção de forma adequada e segura. É um distúrbio da deglutição que pode afetar diferentes partes do trato digestivo, desde a boca até o estômago, devido a alterações estruturais, neurológicas, inflamatórias ou funcionais que comprometem o processo de deglutição, tornando-o doloroso, lento ou propenso a engasgos.

Sobre a avaliação e a intervenção na disfagia no adulto, é correto afirmar que: