Questões de Concurso
Filtrar
111 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 23
Questões por página:
Sobre a maturação, o crescimento e o desenvolvimento do sistema estomagnático referentes à respiração, analise.
I. Os movimentos respiratórios do tórax e abdômen são observados na fase pré-natal.
II. O recém-nascido é essencialmente um respirador nasal.
III. O espaço áereo facial e faríngeo é determinado desde as narinas até os pulmões.
IV. A respiração, desde a fase neonatal, tem uma correspondência com a postura de repouso fisiológico das estruturas do sistema estomatognático e desenvolvimento equilibrado.
Estão corretas apenas as afirmativas
A deglutição é considerada uma atividade neuromuscular muito complexa. Quando essa atividade é rompida, por alterações nesse processo, ocorrerá a deglutição atípica. Desde 1996, Altmann já mencionava alterações oromifuncionais comuns a pacientes com deglutição atípica. Com base nessas alterações oromiofuncionais citadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A deglutição atípica ocorre quando há palato ogival e hipotonia do músculo esternocleidomastóideo, tornando a deglutição inadequada.
( ) A deglutição atípica ocorre quando há apraxia oral, flacidez da musculatura de língua, ceceio e alterações dentárias, tornando a deglutição inadequada.
( ) A deglutição atípica ocorre quando há respiração bucal, flacidez da musculatura de lábios, bochecha, dos músculos elevadores da mandíbula e interposição de língua, tornando a deglutição inadequada.
( ) A deglutição atípica ocorre quando há respiração nasal, flacidez da musculatura dos músculos elevadores da mandíbula, ceceio e alterações de ponto articulatório, tornando a deglutição inadequada.
A sequência está correta em
(1) Disfagias neurogênicas.
(2) Disfagias mecânicas.
( ) Controle neurológico central. Os nervos periféricos estão intactos, mas as estruturas anatômicas estão alteradas.
( ) O controle neurológico central e os nervos periféricos estão alterados, mas as estruturas anatômicas estão intactas.
( ) Podem resultar de alterações estruturais advindas de traumas, tumores e doenças congênitas.
( ) Estão entre as suas causas: miopatias, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral.