Filtrar


Questões por página:

Sobre a maturação, o crescimento e o desenvolvimento do sistema estomagnático referentes à respiração, analise.


I. Os movimentos respiratórios do tórax e abdômen são observados na fase pré-natal.

II. O recém-nascido é essencialmente um respirador nasal.

III. O espaço áereo facial e faríngeo é determinado desde as narinas até os pulmões.

IV. A respiração, desde a fase neonatal, tem uma correspondência com a postura de repouso fisiológico das estruturas do sistema estomatognático e desenvolvimento equilibrado.


Estão corretas apenas as afirmativas

A mordida cruzada pode determinar alterações oromiofuncionais devido ao pouco espaço que a língua dispõe durante o repouso e desempenho das funções orais, posicionando-se no assoalho da boca ou entre as arcadas dentárias. Desta forma, é comum observar muitas alterações nas estruturas ou funções estomatognáticas. Assinale a alternativa que NÃO representa uma alteração comum nas mordidas cruzadas.

A deglutição é considerada uma atividade neuromuscular muito complexa. Quando essa atividade é rompida, por alterações nesse processo, ocorrerá a deglutição atípica. Desde 1996, Altmann já mencionava alterações oromifuncionais comuns a pacientes com deglutição atípica. Com base nessas alterações oromiofuncionais citadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A deglutição atípica ocorre quando há palato ogival e hipotonia do músculo esternocleidomastóideo, tornando a deglutição inadequada.

( ) A deglutição atípica ocorre quando há apraxia oral, flacidez da musculatura de língua, ceceio e alterações dentárias, tornando a deglutição inadequada.

( ) A deglutição atípica ocorre quando há respiração bucal, flacidez da musculatura de lábios, bochecha, dos músculos elevadores da mandíbula e interposição de língua, tornando a deglutição inadequada.

( ) A deglutição atípica ocorre quando há respiração nasal, flacidez da musculatura dos músculos elevadores da mandíbula, ceceio e alterações de ponto articulatório, tornando a deglutição inadequada.


A sequência está correta em

Marchesan e Furquim (2003) citam que no tratamento das alterações da deglutição, seja atípica ou adaptada, existem técnicas ou manobras que podem ser estimuladas na terapia fonoaudiológica, conforme manifestações funcionais observadas em avaliação clínica. Sobre a manifestação clínica e a técnica proposta, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação às disfagias e às suas causas mais frequentes, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Disfagias neurogênicas.
(2) Disfagias mecânicas.

( ) Controle neurológico central. Os nervos periféricos estão intactos, mas as estruturas anatômicas estão alteradas.
( ) O controle neurológico central e os nervos periféricos estão alterados, mas as estruturas anatômicas estão intactas.
( ) Podem resultar de alterações estruturais advindas de traumas, tumores e doenças congênitas.
( ) Estão entre as suas causas: miopatias, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral.