Filtrar


Questões por página:
A escolha do número de subestações dentro de uma planta industrial depende da localização e concentração de cargas, bem como do fator econômico que envolve essa decisão. Como linhas de orientação para definir o número de subestações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quanto maior a capacidade da subestação, maior o custo por kVA.
II. Quanto maior o número de subestações unitárias, maior será o emprego de cabos de tensão primária.
III. Desde que convenientemente localizadas, quanto maior for o número de subestações unitárias, menor será o emprego de cabos de baixa tensão.
IV. Quanto menor for o número de subestações unitárias de capacidade elevada, menor será o emprego de cabos de tensão primária e maior o uso de cabos de baixa tensão.
Qual é a capacidade mínima de uma subestação, em kVA, para alimentar uma instalação elétrica com consumo mensal de 292 MWh, fator de carga mensal de 0,4, fator de demanda de 0,5 e fator de potência de 0,8?
mostrar texto associado
Os dispositivos de proteção do esquema I são denominados
Na análise de sistemas de potência, a representação de grandezas por unidade permite simplificações consideráveis nos cálculos e na visualização de suas faixas de variação.
A figura a seguir apresenta o diagrama unifilar de um sistema de potência, em que as respectivas impedâncias estão especificadas na base própria de cada equipamento.
Imagem associada para resolução da questão

Caso essas impedâncias fossem representadas em p.u., em uma única base de potência de 100MVA, os valores das impedâncias do GE-1, TR-4 e LT-3 seriam, respectivamente,
Você é o engenheiro responsável pela elaboração do projeto da malha de aterramento de uma subestação.
Medidas realizadas em campo chegaram a um modelo de solo estratificado, conforme mostra a figura 1.
Imagem associada para resolução da questão

Sabendo-se que a haste a ser empregada no aterramento tem 2 m de comprimento, a resistividade aparente do solo, em Ω.m, é