Filtrar


Questões por página:

No teste da hipótese de que a variância de uma população é igual ao valor fixo σ02 ,

ou seja, H0 : σ2 = σ02, usa-se a estatística

em que s2 é a estimativa da variância calculada com base em uma amostra composta por n observações. Essa estatística possui uma distribuição qui-quadrado com certo número de graus de liberdade. Foi aplicado um teste para a hipótese citada em uma amostra com 15 observações. Então, é correto afirmar que a esperança matemática (média) e a variância de uma variável aleatória com a distribuição descrita são, respectivamente,

Para testar a variância de uma medida, um estatístico resolve usar a distribuição Qui-Quadrado, dadas as probabilidades:


Imagem associada para resolução da questão


As hipóteses são as seguintes:


Ho: σ2 = 15 contra Ha: σ2 ≠ 15


A partir de uma amostra com 11 observações, conclui-se que:

Se a variável aleatória U tem distribuição qui-quadrado com 4 graus de liberdade e a variável aleatória Z tem distribuição N(0, 1), U e Z independentes, então a variável aleatória W = U/Z2 tem distribuição
Dois grupos independentes (G1 e G2) são formados por trabalhadores de uma cidade. G1 é composto por uma amostra aleatória, com reposição, de 100 empregados da empresa E1 e G2 por uma amostra aleatória, com reposição, de 60 empregados de uma outra empresa E2. Deseja-se testar a hipótese, utilizando a distribuição qui-quadrado, se as medianas dos salários dos empregados de G1 e G2 são iguais ao nível de significância de 5%. Foram formuladas então as hipóteses H0: As medianas de G1 e G2 são iguais (hipótese nula) e H1: As medianas de G1 e G2 são diferentes (hipótese alternativa).
A tabela abaixo apresenta o resultado de um levantamento realizado com relação à mediana (Md) dos salários do grupo combinado (das duas amostras juntas).


Dados: Valores críticos (c) da tabela da distribuição qui-quadrado com n graus de liberdade para α = 0,05, tal que a probabilidade P(qui-quadrado > c) = 0,05.


A conclusão do teste é que H0

Acredita-se que a variância (σ2) de uma população, normalmente distribuída e de tamanho infinito, seja igual a 3,6. Para verificar se esta variância é inferior a 3,6, a um nível de significância α, foram formuladas as hipóteses H0: σ2 = 3,6 (hipótese nula) e H1: σ2 < 3,6 (hipótese alternativa) utilizando o teste qui-quadrado. Uma amostra aleatória de tamanho 10 foi extraída da população obtendo-se uma variância amostral igual a 1,5.

Dados:

Valores críticos qui-quadrado



A conclusão é que ao nível de significância de