Filtrar


Questões por página:
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que, no ano passado, o Pará registrou 287 casos de doença de Chagas. De janeiro a julho deste ano, já são mais 85. No Pará uma média histórica nos últimos dez anos registra que em pelo menos 80% dos casos da doença de Chagas confirmados, a transmissão foi oral, associada à ingestão de alimentos, como açaí e bacaba contaminados pelas fezes do protozoário Trypanosoma cruzi, que está no inseto conhecido como barbeiro (https://www.oliberal.com/belem/para em 2022). Constitui/Constituem medida(s) de prevenção e controle dessa doença
Reduções significativas têm sido observadas na ocorrência de várias doenças transmissíveis, para as quais se dispõe de instrumentos eficazes de prevenção e controle. Dentre as doenças infecciosas abaixo, qual NÃO é imunoprevenível por vacinação?
Um técnico de enfermagem, na Estratégia Saúde da Família, ao realizar visita domiciliar a uma família que chegou há pouco tempo em sua área de atuação, detecta que uma das crianças do casal apresenta o sinal de Romaña (edema na região da pálpebra) e sua genitora informa que ela vem apresentando com frequência febre, cefaleia e anorexia. Diante dessa situação, pode-se suspeitar de
Qual a doença transmissível, cujo agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, e cujos sintomas crônicos aparecem na vida adulta?
Na doença de Chagas observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica, caso não seja tratada com medicação específica. As principais complicações que podem ser apresentadas na fase crônica da doença envolvem os sistemas: