Filtrar


Questões por página:
O paciente referido no caso da questão anterior (26) foi diagnosticado com um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem supradesnivelamento de ST. Foram essenciais para realização do diagnóstico, de acordo com as diretrizes 2010 para Reanimação Cardiopulmonar da American Heart Association, EXCETO:

Analise as assertivas:


(i) A parada cardíaca é definida como uma cessação súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. O coração para de bombear o sangue para o organismo e os tecidos começam a sofrer os efeitos da falta de oxigênio. O coração, centro essencial do organismo, começa a morrer após cerca de três minutos privado de oxigênio.

(ii) A função do sistema circulatório é distribuir sangue com oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. Quando isso, por qualquer motivo, deixa de acontecer e começa a faltar oxigênio nos tecidos corporais, ocorre o que denominamos estado de choque, ou seja, as células começam a entrar em sofrimento e, se esta condição não for revertida, as células acabam morrendo.

(iii) O alarme sonoro que caracteriza o deslocamento em serviço de veículo de emergência, conhecido como sirene, emite o som em linha reta, tanto para a parte dianteira quanto para a traseira do veículo. Quanto maior a velocidade do veículo de emergência, maior o alcance da sirene.

(iv) Os veículos em movimento mudam constantemente de posição. A 80 quilômetros por hora, um carro percorre 22 metros, em um único segundo. Se acontecer uma emergência, entre perceber o problema, tomar a decisão de frear, acionar o pedal e o veículo parar totalmente, vão ser necessários, pelo menos,44 metros.


Estão corretas apenas as assertivas:

Homem de 38 anos, com história de febre e dispneia iniciadas trinta dias após cirurgia para substituição de valva mitral reumática. Seu exame físico revela ritmo cardíaco tríplice, irregular por fibrilação atrial e SS ++++/6 em foco mitral com irradiação dorsal. Há turgência jugular patológica e estertoração crepitante bibasal pulmonar.

Na suspeita de endocardite infecciosa, o esquema terapêutico empírico, após a coleta de culturas, deverá ser

Homem de 68 anos, internado devido a choque séptico de origem pulmonar, encontra-se em ventilação mecânica e em uso de noradrenalina. Repentinamente o acionamento do alarme do monitor revela PAM 20mmHg, FC 192 bpm e SAT O2 88% e o traçado do ECG apresenta o padrão abaixo.

Sua conduta é

Homem de 37 anos com história de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial em acompanhamento regular dá entrada no setor de emergência com história de dor torácica anterior de caráter opressivo e intermitente, com irradiação para a mandíbula e dorso, associada a náuseas, iniciada há aproximadamente seis horas e que não cedeu com analgésicos comuns. Na emergência, foi imediatamente monitorado e prescreveu-se AAS, Nitrato sublingual, oxigenioterapia e analgesia com morfina obtendo rápida melhora sintomática e mantendo-se hemodinamicamente estável.

Realizado ECG e solicitados Troponina, CK total e CKMB.

Considerando os achados do eletrocardiograma, você