Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As transaminases elevadas são sugestivas de hepatite aguda viral. No caso de o RNA-VHCA se manter por mais de seis meses após a infecção, estará caracterizada a infecção crônica, com risco aumentado de doença hepática crônica — incluindo a cirrose e o hepatocarcinoma —, o que requer monitoramento rigoroso, quando da internação, e cuidado a domicílio.
mostrar texto associado
Controle do peso, do colesterol e da glicemia e abstenção de bebidas alcoólicas são medidas que visam reduzir a probabilidade de progressão da doença hepática.
O enfermeiro, no cuidado à pessoa com doença crônica, apoiado numa relação de diálogo, deve estimular e empregar a prática do autocuidado, que implica em

I. fazer uma avaliação detalhada das suas necessidades e prioridades e de sua condição crônica, com participação ativa do indivíduo.

II. uma responsabilidade exclusiva do indivíduo e de sua família, que devem aprender a desenvolver atividades que competem somente a este raio de relação.

III. compreender as diferentes vulnerabilidades da pessoa, conhecer o modelo explicativo da sua condição e estabelecer um horizonte comum de cuidados entre todos os atores envolvidos no processo.

Está correto o que se afirma em
Um Acidente Vascular Cerebral-AVC pode causar uma grande variedade de déficits neurológicos, dependendo da localização da lesão, do tamanho da área de perfusão inadequada e da quantidade de fluxo sanguíneo colateral. A enfermagem deve estar atenta às manifestações decorrentes desses déficits para que possa prestar um cuidado adequado a esses pacientes. Relacione os déficits neurológicos decorrentes de um AVC, apresentados a seguir, com suas manifestações.

1. Ataxia
2. Disartria
3. Hemianopsia
4. Afasia receptiva

( ) Incapacidade de compreender palavras faladas
( ) Dificuldade em avaliar distâncias
( ) Dificuldade em formar palavras
( ) Marcha cambaleante e instável

Assinale a alternativa que mostra a relação correta de cima para baixo:
A angina de peito é uma síndrome clínica comumente caracterizada por episódios ou paroxismos de dor ou pressão na região anterior do tórax. Os sintomas variam de acordo com o tipo de angina, podendo ir desde um desconforto até a dor agonizante. A dor em repouso, possivelmente causada pelo vasoespasmo da artéria coronária, é característica da