Filtrar


Questões por página:

Em relação às consultas de enfermagem para pessoas com PA limítrofe, para acompanhamento da HAS e para estratificação de risco para doenças cardiovasculares, correlacione a primeira coluna com a segunda e marque a alternativa correta:


Q33.png (583×159)

Visualizar Questão Comentada

A Atenção Básica tem o cuidado da pessoa tabagista como uma das estratégias para o cuidado de pessoas com doença crônica. Sobre o tabagismo, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:



I- A nicotina pode causar dependência e é tida como uma droga psicoativa que estimula o Sistema Nervoso Central causando alteração no comportamento e no estado emocional.


II- Dentre os principais sintomas da abstinência à nicotina estão sensação de tristeza, ansiedade, alterações do sono e agressividade.


III- A dependência psicológica não tem comprovação científica e é tratada como forma de justificar o uso do tabaco, demandando da equipe de saúde ações de conscientização das pessoas tabagistas.

Visualizar Questão Comentada
A consulta de enfermagem ao indivíduo portador de DM pode se direcionar pela Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A SAE é composta por 6 etapas, sendo uma delas o Planejamento da Assistência, na qual é importante que o enfermeiro, EXCETO:
Visualizar Questão Comentada
A Atenção Básica desenvolve estratégias para o cuidado ao paciente com diabetes mellitus (DM). A consulta de enfermagem pode ser considerada uma dessas estratégias, tendo como objetivo, exceto:

Diversas doenças crônicas são de progressão lenta debilitando os portadores que evoluem com perda da capacidade de autocuidado. Nesses casos, em geral, a família assume os cuidados, sendo que um dos familiares assume a maior carga. Considerando o contexto trazido, avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta:



1-A assistência da enfermagem familiar pode ser a mais indicada para acompanhamento de casos de pacientes com perda da capacidade de autocuidado por trabalhar com o contexto familiar em busca do melhor em saúde durante e após a doença.


2-Uma equipe de saúde da família de referência pode garantir o atendimento básico de toda a família que reside junto ao paciente com perda da capacidade de autocuidado. O atendimento multiprofissional pode gerar um sentimento de amparo por parte dos familiares, além de ser o elo do paciente com os demais pontos de assistência da RAS.



3-O paciente portador de doença crônica deve ser referenciado para a atenção secundária, que assumirá o cuidado integral deste haja vista esse nível de atenção contar com equipe de especialistas que garantirá o atendimento não só do paciente, mas também dos cuidadores, que normalmente precisam de acompanhamento da equipe de saúde mental.

Visualizar Questão Comentada