Filtrar


Questões por página:
Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. A obstrução ocorre em geral, pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose (placa de gordura), causando estreitamentos dos vasos sanguíneos do coração. Marque o item CORRETO sobre o IAM e a atuação do profissional de enfermagem:
De acordo com o Ministério da Saúde (2014), leia os itens relacionados à abordagem medicamentosa no manejo de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica, quanto ao Suporte Avançado de Vida:
I – Na Urgência Hipertensiva, deve-se administrar anti-hipertensivo oral se a PA permanece elevada após repouso e tranquilização do paciente: Captopril 12,5 a 25 mg, VO. Início de ação: 20 a 30 minutos. II – Na emergência hipertensiva deve-se administrar um anti-hipertensivo IV, isoladamente ou em associação, como Furosemida: 20 a 60 mg IV (1 ampola = 20 mg). III – Metoprolol é indicado nos casos em que a maior preocupação for a redução da frequência cardíaca e não a da PA, na insuficiência coronariana e no aneurisma dissecante de aorta. Dose: 5 mg, IV, em 5 minutos (1 ampola = 5 mL = 5 mg).
De acordo com a avaliação dos itens acima, conforme Protocolos de Suporte Avançado de Vida (2014) é CORRETO afirmar que:
Este medicamento é comumente utilizado a pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 por apresentar uma maior diminuição das complicações microvasculares, não leva à hipoglicemia e não promove ganho de peso.
A cetoacidose diabética é uma emergência clínica caracterizada por deficiência grave de insulina e perturbação do metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, e que tem como achados clínicos:
O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA.