Filtrar


Questões por página:

Sr. Jaime acompanhava seu estado de saúde na UBS próxima de sua residência, recebendo insumos para seu glicosímetro, orientações de alimentação com baixo índice glicêmico e também sobre lesões que não cicatrizaram em seus pés. De que doença crônica não-transmissível ele estava cuidando?

A avaliação inicial de um adulto com hipertensão arterial (HA) inclui a confirmação do diagnóstico, a suspeita e a identificação de causa secundária, além da avaliação do risco cardiovascular. Define-se a classificação de acordo com a pressão arterial (PA) do consultório e pelo nível mais elevado de PA, sistólica ou diastólica.

Em relação à classificação da HA, é correto afirmar:
Em uma unidade básica de saúde, como membro da equipe de saúde da família, o auxiliar de enfermagem realiza visitas domiciliares para usuários hipertensos. Nessas ocasiões, aproveita a oportunidade para reforçar a importância de o hipertenso adotar uma dieta saudável, enfatizando orientações tais como:
Para orientar a população a respeito de síndromes metabólicas e cardiovasculares, um profissional fala de hábitos saudáveis de vida e enfatiza os fatores de risco não- -modificáveis relacionados à progressão dessas doenças crônicas.

São exemplos corretos dos fatores de risco não-modificáveis:
É necessário o trabalho em equipe entre os profissionais de saúde e entre eles e os usuários dos serviços de saúde. No caso de um paciente recém-diagnosticado diabético e sua família, envolvem-se em seu atendimento o médico, o técnico de enfermagem e o agente comunitário de saúde, que comunicam os resultados de exames clínicos, recomendam autocuidados para a promoção e recuperação da saúde e viabilizam os recursos da comunidade para o enfrentamento da situação.

Para que o trabalho em equipe ocorra de fato, é imprescindível que haja, entre esses atores sociais, a