Filtrar


Questões por página:
Com relação ao tratamento conservador para o paciente em terapia tópica da úlcera venosa, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Terapia tópica consiste na realização da limpeza da lesão e escolha de coberturas locais que mantenham úmido e limpo o leito da ferida e sejam capazes de absorver o exsudato. II. Controle da infecção com antibioticoterapia sistêmica, conforme resultado do Gram, cultura e antibiograma. III. Tratamento da estase venosa com repouso e terapia compressiva. IV. Prevenção da recidiva com mudança no estilo de vida.
A aterosclerose é uma patologia na qual ocorre lesão em artérias devido ao depósito de placas amareladas que contêm colesterol e matéria lipídica. O colesterol que é denominado “mau colesterol” é o
Assinale a alternativa que apresenta a periodicidade da avaliação e monitoramento de pacientes com diabetes melito tipo 1 para investigação de pé diabético (neuropatia periférica e doença arterial periférica).
Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta achados da fibrilação atrial ao eletrocardiograma.
I. Ausência de ondas T. II. Intervalos R-R anormalmente irregulares. III. Presença de ondas U entre os complexos QRS. IV. Ausência de qualquer atividade elétrica atrial organizada.
De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, é necessário que o profissional de saúde se mantenha atualizado em relação à evolução do conhecimento clínico nacional, a fim de repassar orientações e recomendações pertinentes ao seu cliente, de forma a prestar uma assistência efetiva e de qualidade. Em relação a mensuração da pressão arterial sistêmica, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A medição da pressão em crianças é recomendada em toda avaliação clínica após os três anos de idade, pelo menos anualmente, como parte do atendimento pediátrico primário, devendo respeitar as padronizações estabelecidas para os adultos. II. O manguito deve ser posicionado de 2 a 3 cm acima da fossa cubital, sem deixar folgas. III. Deixar o paciente em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo não é necessário. IV. O paciente deve estar sentado, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado. V. Medir a pressão arterial na posição de pé, após 3 minutos, nos diabéticos, idosos e em outras situações em que a hipotensão ortostática possa ser frequente ou suspeitada é uma das práticas adotadas. VI. Recomenda-se, pelo menos, a medição da pressão arterial a cada três anos para os adultos com PA ≤ 120/80 mmHg, e anualmente para aqueles com PA > 120/80 mmHg e < 140/90 mmHg.