Filtrar


Questões por página:
Segundo Callegari et. al. (2014) o diagnóstico de uma doença crônica representa várias alterações, tanto na vida do paciente, quanto de sua família, como mudanças de rotinas, costumes e alterações físicas e psicológicas. A insuficiência renal crônica, por ser uma patologia com altos índices de morbidade e mortalidade, tem se tornado um problema de saúde pública que merece atenção. O paciente renal crônico luta para entender e aceitar sua doença, procurando compreender a origem e seu tratamento. Diante desses motivos, como uma forma de minimizar o sofrimento do processo saúde-doença, a tendência da Psicologia e das ciências da saúde é compreender as limitações do tratamento e olhar para o paciente dentro de uma perspectiva integrativa dos domínios
O declínio na saúde mental não é típico na terceira idade, contudo, os transtornos mentais que efetivamente ocorrem em adultos mais velhos tendem a ter consequências devastadoras. Das afirmativas abaixo é incorreto afirmar que:

Acerca do atendimento multidisciplinar em psicologia, julgue o item subsequente.

Se um paciente cardíaco recebe assistência de médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fisioterapeutas, é necessário que o psicólogo membro da equipe multiprofissional avalie suas condições psicológicas como um todo e informe à equipe, em detalhes, cada variável encontrada e o contexto no qual ela ocorre, já que a decisão sobre a relevância de qualquer informação cabe à equipe.

No caso de crianças com doenças crônicas, algumas condutas têm sido recomendadas. Leia as condutas a seguir, a que NÂO está correta é:

Acerca da psicologia da saúde, julgue o próximo item.

Para alguns pacientes diagnosticados com câncer ou em tratamento contra o câncer, o enfrentamento da doença por meio da aplicação de técnicas como visualização guiada e dessensibilização sistemática pode ser positivo.