Filtrar


Questões por página:
Em crianças com febre reumática, qual o critério de Jones (maior) mais prevalente?
A profilaxia secundária da febre reumática consiste no uso periódico e por longo prazo de antibióticos que mantenham concentrações inibitórias mínimas para o Streptococcus b-hemolítico do grupo A, para impedir recidivas de febre reumática em pacientes que já apresentaram um primeiro surto da doença. A droga mais usada e mais efetiva é 600.000 U para crianças com peso até:
A artrite reumatoide (AR) ocasionalmente é complicada por derrame pleural, que caracteristicamente é um exsudato com taxas de glicose inferior a 40 mg/dl. Sobre o derrame pleural da AR é INCORRETO afirmar que:
Sobre a febre reumática leia os itens abaixo:

I- É uma doença multissistêmica resultante de uma reação autoimune à infecção com estreptococos do grupo A.

II- Embora muitas partes do corpo possam ser afetadas, quase todas as manifestações desaparecem completamente.

III- Todos os pacientes com febre reumática diagnosticada devem receber antibióticos suficientes para tratar a infecção por estreptococos do grupo A. A penicilina é a droga de escolha.

A partir da leitura dos itens acima, é CORRETO afirmar que:
Um paciente de 9 anos de idade é levado pelos pais para uma consulta especializada em reumatologia por apresentar quadro doloroso em articulação do joelho direito há mais de 8 semanas. Ao exame, estado geral bom, acianótico, afebril, com edema em joelho e cotovelo direito, dolorosos ao toque e com sinais flogísticos. Aos exames complementares, o paciente apresenta fator reumatoide e antinúcleo negativos, anticorpo ASLO normal. Em reumatologia, dá-se a denominação de Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) a um grupo de doenças que cursam com artrite crônica em crianças. Como sendo essa patologia a principal hipótese diagnóstica do caso acima abordado, constituem fundamentos para o diagnóstico, EXCETO: