Filtrar


Questões por página:
Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o Enfermeiro realiza uma consulta de enfermagem para acompanhamento de uma mulher de 38 anos com diagnóstico de anemia por deficiência de ferro confirmado laboratorialmente (hemoglobina 9,2 g/dl, ferritina 5 ng/ml, VCM 68 fL), sem causa obstétrica identificada. A paciente refere uso irregular de sulfato ferroso prescrito há 30 dias e relato de náuseas após a ingestão. O Enfermeiro orienta a conduta com base nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Anemia por Deficiência de Ferro. Diante desse caso, assinale a alternativa CORRETA.
Um usuário de 16 anos foi hospitalizado em um Hospital Geral com hipótese diagnóstica de Crise Falciforme. No histórico de enfermagem o mesmo apresentava fáceis de dor intensa e intermitente, icterícia, taquicardia, anemia com níveis de hemoglobina de 8 g/dl. Dentre os achados, qual das alternativas abaixo discorre CORRETAMENTE sobre um dos Diagnósticos de Enfermagem preditos para tal paciente?
Em conformidade com SMELTZER e BARE, acerca da atenção de enfermagem ao paciente com anemia, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Diante da anamnese – história de saúde, com uso prévio de medicações e consumo de bebidas alcoólicas, incluindo medicamentos de venda livre e fitoterápicos, pode-se desconsiderar a necessidade de efetuar o exame físico.

(_) Efetuar avaliação nutricional, isso é, perguntar a respeito dos hábitos nutricionais que resultam em deficiências nutricionais, tais como as de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

(_) Avaliar o cliente com anemia à procura de insuficiência cardíaca. Efetuar uma avaliação neurológica para pacientes com anemia megaloblástica suspeita.

(_) Incentivar o paciente com anemia crônica a diminuir a prática de atividade física, evitando, assim, a fadiga relacionada com a redução da hemoglobina e a capacidade diminuída de transporte de oxigênio do sangue.
A administração de sangue e componentes sanguíneos requer conhecimento a respeito das técnicas de administração corretas e das possíveis complicações. O tipo mais perigoso de reação à transfusão, e possivelmente de risco à vida, ocorre quando o sangue do doador é incompatível com aquele do receptor (i. e., reação de hipersensibilidade tipo II), chamada de reação hemolítica aguda.

Assinale a afirmativa correta em relação à reação hemolítica aguda. 
Com base nas alterações hematológicas associadas a infecções, assinale a alternativa CORRETA que correponde a infecção associada a aplasia eritroblaástica pura transitória.