Filtrar


Questões por página:
Diante da emergência por doença respiratória causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Saúde lançou algumas notas técnicas e boletins para fornecer esclarecimentos e orientações a respeito da doença.
Conforme essas orientações, pessoas atendidas em unidades de saúde que preencham a definição de caso suspeito devem, entre outros cuidados:
Em relação ao tratamento da tuberculose, analise as afirmativas a seguir.

I. A transmissibilidade está presente desde os primeiros sintomas respiratórios, caindo rapidamente após o início de tratamento efetivo.

II. O esquema básico de tratamento é indicado para casos novos em adultos e adolescentes (> 10 anos), em todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar (exceto a forma meningoencefálica).

III. O tratamento das formas extrapulmonares (exceto a meningoencefálica) terá a duração de seis meses, assim como o tratamento dos pacientes coinfectados com HIV.

Assinale:
As precauções e isolamentos são medidas que abrangem a prevenção da transmissão de doenças. Com base nisso, relacione o tipo de precaução recomendado às doenças listadas a seguir.

1. Precaução de contato
2. Precaução de gotículas
3. Precaução de contato + aerossóis
4. Precaução de padrão

( ) Varicela
( ) Meningite viral
( ) Impetigo
( ) Rubéola

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
As opções a seguir apresentam doenças ou agravos da Lista de Notificação Compulsória em Unidades Sentinelas (LNCS), à exceção de uma. Assinale-a.
No ano de 2013, um determinado município registrou 50 novos casos de hanseníase, além dos 200 casos com tratamento em curso.

Esses dados mostram que, em 2013, esse município apresentou