Filtrar


Questões por página:
Todo caso suspeito ou confirmado de cólera deverá ser notificado de forma imediata (em até 24 horas) pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível.
Tanto a teníase quanto a cisticercose são doenças de notificação compulsória imediata. Os casos diagnosticados devem ser informados aos serviços de saúde em até 24 horas, visando mapear as áreas afetadas, para que se possa adotar as medidas sanitárias indicadas.
Os indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para Covid-19 devem iniciar o isolamento respiratório domiciliar imediatamente e esse poderá́ ser suspenso no 7º dia completo após a data da coleta da amostra, sem a necessidade de realizar novo teste, desde que permaneçam assintomáticos durante todo o período.
É considerado caso suspeito de esquistossomose todo indivíduo residente e/ou procedente de área endêmica com quadro clínico sugestivo das formas: aguda, crônicas ou assintomáticas, com história de contato com as coleções de águas onde existam caramujos eliminando cercárias. Todo suspeito deve ser submetido a exame parasitológico de fezes.
A classificação operacional do caso de hanseníase é baseada no número de lesões cutâneas, de acordo com os seguintes critérios: Paucibacilar – casos com até cinco lesões de pele; Multibacilar – casos com mais de cinco lesões de pele.