Filtrar


Questões por página:
O HIV é um retrovírus classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune. Em relação às formas de transmissão do HIV, marque a opção que apresenta uma maneira em que o vírus NÃO é transmitido de pessoa para pessoa.
Trata-se de uma infecção aguda da pele envolvendo a derme e o subcutâneo, que se caracteriza por febre, anorexia, calafrios, outros sintomas gerais, leucocitose e lesão cutânea em placa eritematosa, edematosa e dolorosa. Dessa placa podem ter origem faixas eritematosas ao longo do trajeto de vasos linfáticos (linfangites). Existe adenite satélite à região comprometida. Vesículas e bolhas podem ser observadas. As áreas comprometidas são em geral membros inferiores, face ou abdome. A descrição faz referência a
A Rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade. No campo das doenças infectocontagiosas, a importância epidemiológica da rubéola está representada pela ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) que atinge o feto ou o recém-nascido cujas mães se infectaram durante a gestação. A prevenção da rubéola é feita por meio da vacinação. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. Qual seria essa vacina?
A ____________ é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, traqueia e brônquios. Ela é transmitida pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. Os sintomas da coqueluche podem se manifestar em três níveis. No primeiro nível, o mais leve, os sintomas são parecidos com os de um resfriado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
O herpes é uma infecção causada por vírus. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, instala-se no organismo de forma inativa até que venha a ser reativado. A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Em caso de úlcera genital - herpes simples, que tratamento de primeira escolha temos?