Questões de Concurso
Filtrar
790 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 158
Questões por página:
I. As helmintíases transmitidas pelo solo (HTS) são de grande preocupação na saúde pública mundial.
II. São causadas por um grupo de parasitas intestinais compreendendo Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Necator americanus e Ancylostoma duodenale, transmitidos por contaminação do ar.
III. Os medicamentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são: albendazol (400 mg – dose única) e mebendazol (500 mg – dose única) que são eficazes, baratos e fáceis de administrar).
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos.
II. É transmitida ao homem pela picada de machos do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, assadura, tatuquiras, birigui, dentre outros.
III. Os principais sintomas da doença são: Febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Para ocorrer uma doença transmissível é necessário que um agente infeccioso penetre no corpo de um indivíduo e se desenvolva nos seus tecidos.
II. Os principais tipos de agentes infecciosos e causadores de doenças transmissíveis são: bactérias, protozoários, vermes, fungos e vírus.
III. O homem no qual penetrou um desses agentes de doença é chamado hospedeiro. Quando o agente chega ao hospedeiro ele morre e não desenvolve a infecção.
Marque a alternativa CORRETA:
A coqueluche é uma doença inefcciosa aguda, causada pelo Bordetella pertussis, cocobacilo Gram-negativo, aeróbio, não esporulado, imóvel e pequeno. Sobre esta patologia, julgue verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
(__) O ser humano é o único reservatório natural.
(__) O período de incubação dura em média, de 5 a 10 dias, podendo variar de 4 a 21 dias, e, raramente, até 32 dias.
(__) Para efeito de controle, considera-se que o período de transmissão se estende do quinto dia após a exposição do doente até a segunda semana do início das crises paroxísticas.
(__) A maior transmissibilidade aumenta de 55%, na primeira semana da doença (fase catarral), para 90%, na terceira semana, e se torna praticamente nula na quinta semana.