Filtrar


Questões por página:
A eliminação da sífilis congênita é objetivo brasileiro há décadas. Apesar dos avanços, a complexidade dos fatores que interferem na cadeia de transmissão permanece enquanto desafio para os serviços de saúde. Nesse aspecto, o Ministério da Saúde (2015) lançou o Caderno de Boas Práticas, que compreende ações exitosas desenvolvidas em vários estados da federação. Dentre essas ações destaca-se a seguinte:
Leishmanioseé uma doença infecciosa, porémnão contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos.De acordo com o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1.
Leishmaniose tegumentar.
2.
Leishmaniose visceral.
3.
Leishmania guyanensis.
4.Leishmania amazonensis.

( )Caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo.
( )Doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
( )Distribuída pelas florestas primárias e secundárias da Amazônia (Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins e sudoeste do Maranhão), particularmente em áreas de igapó e de floresta tipo “várzea”.
( )
Aparentemente limitada ao norte da Bacia Amazônica (Amapá, Roraima, Amazonas e Pará) e estendendo-se pelas Guianas, e encontrada, principalmente, em florestas de terra firme áreas que não se alagam no período de chuvas.

A s
equência está correta em

O modo de transmissão da febre tifoide ocorre, principalmente, de forma indireta através da ingestão de água e alimentos, em especial o leite e derivados, contaminados com fezes ou urina de paciente ou portador. Em relação à febre tifoide, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É também conhecida como a doença das mãos sujas.
( ) O congelamento dos alimentos causa a destruição da bactéria, de modo que sorvetes, por exemplo, não são considerados veículos de transmissão.
( ) Uma grande concentração de bactérias – inóculo – torna possível a infecção; não se costuma verificar com muita frequência surtos de febre tifoide após enchentes, quando provavelmente há maior diluição do agente etiológico no meio ambiente.
( ) São alimentos considerados de alto risco de contaminação pela Salmonella typhi: leite cru, moluscos, mexilhões, ostras, pescados crus, hortaliças, legumes e frutas não lavadas.
A sequência está correta em

Em levantamento realizado pelo Ministério da Saúde foram analisados registros de tracoma em áreas indígenas, no período de 2000 a 2008. Verificou-se que o tracoma, em suas diversas formas clínicas, se constitui problema de saúde pública em virtude das altas prevalências observadas nesta população. Foram examinadas 292 comunidades indígenas, distribuídas em 34 municípios pertencentes aos estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Amazonas, e detectados 3.637 casos. Tracoma é uma doença inflamatória que atinge o seguinte órgão:
Entre as arboviroses transmitidas pelo vetor Aedes, além da dengue, há também a iminência da transmissão de:
I. Febre amarela urbana.
II. Poliomielite.
III. Doença de Chagas em sua fase aguda.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)