Filtrar


Questões por página:
Com relação à profilaxia de raiva humana analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Em acidentes leves onde o animal não tem suspeita de raiva no momento da agressão deve-se adotar como conduta lavar a região com água e sabão e não tratar. II. Os acidentes graves são caracterizados por ferimentos na cabeça, face, pescoço, mãos, polpas digitais e/ou planta do pé. A conduta no caso de animais que não tenham suspeita de raiva no momento de agressão é lavar com água e sabão, observar o animal por 10 dias, iniciar o esquema profilático com duas doses (dia 0 e dia 3) e, no caso do animal permanecer sadio no período de observação, encerrar o caso. III. Os acidentes leves são caracterizados por lambeduras em mucosa ou região com ferimento posterior e a conduta no caso de animal com raiva ou silvestre morto deve se iniciar imediatamente o esquema profilático com soro.
A emergência de um novo vírus que causa infecções respiratórias graves está preocupando a comunidade científica internacional. O novo vírus causa a doença denominada COVID-19. Sobre este novo vírus e a doença causada por ele, assinale a alternativa correta.
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta recomendações atuais para vacinação contra o sarampo.
I. Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas. II. Crianças que completarem 12 meses devem receber a primeira dose. III. Para indivíduos entre 1 e 29 anos que receberam apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. IV. Puérperas em aleitamento materno devem receber um reforço se não tiverem duas doses da vacina.
A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, e tem como principais sintomas tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito. De acordo com a ANVISA, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de precaução que deve ser utilizada na presença de pacientes com tuberculose.
Sobre a leishmaniose visceral, assinale a alternativa correta.