Filtrar


Questões por página:
Sobre o cisto paradentário, analise as proposições a seguir:
I. Definido como um cisto que ocorre próximo à margem cervical, lateralmente à raiz, como consequência de um processo inflamatório periodontal, ocorrendo usualmente associado às faces vestibular e distal dos molares superiores.
II. Acomete mais comumente adultos jovens, raça branca, do sexo feminino, embora outros estudos tenham mostrado predileção por homens ou mesmo ausência de predileção por sexo.
III. Radiograficamente, ocorre como uma área radiolúcida, multilocular, bem delimitada, que ocorre lateralmente à superfície dentária.
IV. O tratamento é realizado por meio da enucleação conservadora da lesão, ao passo que dentes adjacentes devem ser extraídos.

Quantas proposições estão corretas?
Visualizar Questão Comentada
Os bisfosfonatos são usados clinicamente no tratamento da osteoporose, doença de Paget dos ossos, metástase óssea (com ou sem hipercalcemia), mieloma múltiplo e outras condições que levam à fragilidade óssea. Estudos recentes relataram uma associação entre o uso desses medicamentos e o desenvolvimento da osteonecrose dos maxilares. Diante dessa condição, quais condutas não devem ser adotados no tratamento odontológico de pacientes com osteonecrose associada ao uso de bisfosfonatos:
Quando a lesão é sabidamente agressiva, seja pela determinação histopatológica ou pelo comportamento clínico, ou é de tal consistência que torna difícil a remoção completa através de enucleação ou curetagem, a remoção pode ser facilitada pela ressecção da lesão com margens ósseas adequadas.
Assinale a alternativa que apresenta apenas lesões odontogênicas com essa indicação de tratamento.
Depressões ósseas mandibulares linguais representam um grupo de concavidade na superfície lingual da mandíbula, revista por uma cortical óssea intacta. Historicamente, eram referidas como pseudocistos, pois se assemelham a cistos, radiograficamente. Entretanto, não são cistos verdadeiros, pois nenhum revestimento epitelial está presente. A localização mais comum é dentro da fossa da glândula submandibular e, frequentemente, próxima da base da mandíbula. Esta depressão óssea é denominada corretamente em:
Com relação à osteíte alveolar, analise as afirmativas a seguir.

I. A osteíte alveolar está associada aos procedimentos de exodontia.

II. Origina-se da destruição do coágulo inicial, o que impede a cicatrização adequada do alvéolo.

III. Mulheres em uso de contraceptivos orais são consideradas pacientes de “alto risco” para desenvolvimento de osteíte alveolar.

Assinale: