Filtrar


Questões por página:
Relacione os métodos dialíticos utilizados no tratamento das insuficiências renais, listados a seguir, com suas respectivas características.

1. Ultrafiltração Lenta Contínua (SCUF)
2. Diálise de Alto Fluxo Contínua (CHFD)
3. Diálise Diária Estendida (EDD)
4. Hemofiltração Venovenosa Contínua (CVVH)
( ) utiliza cateter venoso com duplo-lúmen e possui filtro com alta permeabilidade, sendo necessária a reposição de fluidos.
( ) processo contínuo de remoção de fluidos por meio de uma membrana semipermeável. Habitualmente executa-se com graus de ultrafiltração (UFR) menores que 8 mL/min. Não se usa líquido de substituição.
( ) utiliza máquinas de HD intermitente para realizar diálises mais extensas (6-12 h), com menores fluxos de sangue (200 mL/min) e de banho (100-300 mL/min).
( ) a remoção de fluidos depende do tipo de membrana utilizada. Com as membranas de alto fluxo, os solutos são removidos por convecção e difusão.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre a infecção do trato urinário (ITU), o enfermeiro deve saber:

Homem de 40 anos, sabidamente cirrótico por HCV é internado devido à hemorragia digestiva alta, tratada com sucesso com escleroterapia endoscópica para varizes esofagianas. Ao dar entrada no CTI, encontrava-se hipotenso atingindo estabilidade hemodinâmica após 2000mL de Solução Salina 0.9% e duas unidades de Concentrado de Hemácias. Nos quatro dias subsequentes, apesar de manter-se estável hemodinamicamente, seu volume urinário vem progressivamente diminuindo sendo que, nas últimas 12h, urinou 150 mL. Os exames laboratoriais atuais revelam: sódio 140 mEq/L, creatinina 4.0 mg/dL (quando era 1.1 mg/dL na admissão), EAS: densidade 1010 - hemácias 5 pc - leucócitos 10 pc - raros cilindros granulares, sódio urinário 50 mEq/L e creatinina urinária 35 mg/dL.

Qual é a causa mais provável da insuficiência renal deste paciente?

Existem vários distúrbios hidroeletrolíticos que podem acometer os clientes com doença renal. O enfermeiro deve avaliar precoce e continuamente esses clientes para detectar as manifestações de tais distúrbios.
Diante dessa afirmativa, quais são as manifestações presentes no cliente com déficit de magnésio?
A Insuficiência Renal Aguda é uma perda súbita e quase completa da função renal. A hipercalemia é o mais ameaçador dos distúrbios hidroeletrolíticos desta doença. A glicose e insulina podem ser usadas como medida de emergência e temporária para tratar a hipercalemia. Sobre a administração de insulina no caso de Insuficiência Renal Aguda é correto afirmar que: