Filtrar


Questões por página:
As causas de Insuficiência Respiratória Aguda podem ser divididas conforme o acometimento dos diferentes componentes do sistema respiratório, necessários para a ventilação.
Sobre o Sistema respiratório, analise os itens:
I. Sistema nervoso central: lesões estruturais do SNC (neoplasia, infarto, hemorragia, infecção); drogas depressoras do SNC; doenças da medula: trauma raqui-medular, neoplasia, infecção, infarto, Síndrome de Guillain-Barré, poliomielite. II. Sistema nervoso periférico: doenças causadas por neurotoxinas: tétano, botulismo, difteria; Miastenia gravis; Paralisia diafragmática bilateral; Intoxicação por organofosforado. III. Disfunção da musculatura respiratória: distúrbios eletrolíticos (hipofosfatemia, hipomagnesemia, hipocalemia, hipocalcemia); distrofias musculares. IV. Disfunção da parede torácica e pleura: cifoescoliose; obesidade; tórax instável (múltiplas fraturas de costelas). V. Obstrução das vias aéreas superiores: edema de laringe (traumático, anafilático); aspiração de corpo estranho; paralisia de cordas vocais bilateralmente; estenose de traqueia, traqueomalácia; tumores nas vias aéreas superiores; apneia do sono obstrutiva.
Estão CORRETAS:
A oxigenoterapia é recomendada para os seguintes casos:
I. DPOC(Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). II. Fibrose Pulmonar. III. Edema Pulmonar. IV. Pneumonia. V. Taquipneia.
Estão CORRETAS:
A heparina não fracionada (HNF) é efetiva no tratamento de tromboembolia pulmonar (TEP), mostrando melhores resultados quando comparada à condição de não tratamento do paciente com TEP confirmada. Devem ser respeitadas as contraindicações ao seu uso, pesando a relação risco-benefício de acordo com a situação clínica do paciente. São contraindicações relativas para o uso de anticoagulantes nesses pacientes, EXCETO,
Os pacientes em ventilação mecânica são um grupo de risco aumentado para as pneumonias hospitalares. Assim sendo, para a sua prevenção deve-se:
1. Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45°, salvo na existência de contraindicação. 2. Trocar o circuito do ventilador diariamente. 3. Evitar a aspiração de secreção acima do balonete (subglótica). 4. Realizar higiene oral com antissépticos. 5. Evitar extubação acidental e reintubação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Obstrução de vias aéreas por corpos estranhos.
( ) Diante da obstrução leve em paciente responsivo não se deve realizar manobras de desobstrução (não interferir). ( ) Diante da obstrução leve em paciente responsivo não se deve incentivar a tosse vigorosa. ( ) Na obstrução grave em paciente responsivo indica-se executar a manobra de Heimlich. ( ) Na obstrução grave em paciente irresponsivo indica-se executar a manobra de Heimlich. ( ) Indica-se, em todas as situações de engasgo, fazer busca manual, mesmo que em objetivo não visível, na tentativa de localizar algo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.