Filtrar


Questões por página:
Respiração com dispneia de decúbito, sendo aliviada pelo menos parcialmente ao sentar ou pela elevação parcial do tronco:
Os sintomas clássicos da asma são sibilos, tosse, dispneia e desconforto torácico, explicados pelos aspectos fisiopatológicos da doença. O estreitamento das vias respiratórias provoca sibilos difusos; a inflamação das vias respiratórias e do parênquima promove a estimulação dos receptores da tosse; a dispneia e o desconforto torácico se originam, ambos, do aumento do trabalho respiratório necessário para superar a elevação da resistência ao fluxo nas vias aéreas. No exame físico, ao realizar a inspeção, o enfermeiro irá identificar:
A síndrome cavitária é decorrente de um processo destrutivo do parênquima pulmonar (necrose ou supuração) secundária à tuberculose pulmonar, ao abscesso pulmonar ou de uma neoplasia escavada. Nesses casos, a palpação revela:
As doenças respiratórias crônicas são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A maioria dessas doenças são preveníveis e incluem a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), representando um dos maiores problemas de saúde mundial. Diante do exposto, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) descreve como doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e problema global de saúde pública, acometendo cerca de 20 a 25% da população em geral, a:
Sinusite é a inflamação dos seios paranasais devida a infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos ou, ainda, por reações alérgicas, de curso agudo ou crônico. Quanto a classificação da Sinusite, no estágio ______, a mucosa reage, formando transudato e, assim, estimulando a produção de muco, com a finalidade de eliminar os agentes agressores. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.