Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir: I. A artrose é um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta. O desgaste do tecido de proteção nas extremidades dos ossos (cartilagem) ocorre gradualmente e piora ao longo do tempo. Os sintomas mais comuns são a dor nos olhos, a inflação nos tímpanos, a coceira na pele, as dores nas costas e o aumento da fragilidade nos ossos. Medicamentos, fisioterapia e, às vezes, cirurgia podem ajudar a reduzir a dor e manter o movimento articular. II. Os bifosfonatos orais são os medicamentos de primeira escolha no tratamento da osteoporose. Sugere-se o tratamento por 5 anos, estendendo-se por mais 5 anos em pacientes que apresentem uma piora da massa óssea verificada através do exame de densitometria óssea após o início do tratamento ou com escore T inferior a -3,5. Marque a alternativa CORRETA:
Com relação às manifestações extraintestinais das doenças inflamatórias do intestino (Dii) é correto afirmar que:
Um paciente de 70 anos com artrite reumatóide está em uso de prednisona 1 mg/kg/dia e infliximab. Há três dias, iniciou quadro de diarreia líquida,5 episódios ao dia, aspecto amarelo-viscoso, associada à febre 38,5ºC e discreta cólica abdominal. A conduta mais apropriada é:
Dentre as artropatias microcristalinas, a doença por deposição de cristais de pirofosfato de cálcio (DPFC) se caracteriza por apresentar um espectro clínico amplo, podendo mimetizar outras condições, motivo pelo qual é necessário um alto grau de suspeição para a sua correta identificação. Pode ocorrer de forma idiopática, porém, principalmente em indivíduos jovens, pode estar associada a outras patologias endócrinas e metabólicas. Assinale a alternativa contendo a patologia que não se associa à DPFC.
Mulher de 22 anos é encaminhada pelo ortopedista para avaliação com a reumatologia por quadro lombalgia crônica há 1 ano, sem melhora. Relata dor predominante em região lombar baixa e nádegas, pior à noite, despertando-a do sono, com melhora após se levantar e caminhar, porém com sensação de rigidez durante toda a manhã. Ao ser indagada relatou episódios prévios de “tendinites” em ombros e cotoloves, e fasceíte plantar à direita, recorrentes porém com melhora durante uso de antiinflamatórios, sem outras comorbidades. Nuligesta, parceiro sexual único sem uso de preservativos, apresenta quadros recorrentes de corrimento vaginal e dispareunia. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.