Filtrar


Questões por página:
Homem de 24 anos, em acompanhamento com reumatologia, e com diagnóstico recente de espondiloartrite axial não-radiográfica, devido histórico, há 6 meses, de lombalgia crônica inflamatória, associada a episódios prévios de uveíte anterior aguda em olho direito, e ressonância magnética de sacroilíacas positiva para sacroileíte bilateral. Foi prescrito nimesulida em dose plena por 8 semanas, sem melhora clínica, seguido de cetoprofeno em dose plena por mais 6 semanas, também sem melhora. Retorna mantendo dor lombar com as características prévias, referindo prejuízo em atividades cotidianas. No exame físico, dor a palpação de região lombar e topografia de sacroilíacas, manobra de FABERE positiva bilateral e manobra de Schober de 3,2 cm, sem alterações em articulações periféricas e olhos. De acordo com a avaliação, assinale a alternativa correta quanto às recomendações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para o manejo das espondiloartrites.
Pacientes com fibromialgia se apresentam com quadro de dor crônica difusa, em todos os quadrantes do corpo, com associação importante com outras alterações como sintomas e transtornos de humor, alterações do sono, fadiga e prejuízos na atenção, memória e raciocínio, caracterizando um espectro da síndrome de sensibilização central. Sobre a fibromialgia e seus principais aspectos, assinale a alternativa incorreta.
Estudos recentes mostram que, apesar dos avanços sobre o entendimento da fisiopatologia, propedêutica e tratamento da gota, a sua identificação e principalmente o início e persistência dos pacientes ao tratamento são extremamente baixos. Sobre o manejo correto da gota, assinale a alternativa incorreta.
A gota compreende doença metabólica bastante prevalente, se manifestando como uma das principais causas de artropatia inflamatória nos adultos. Sobre a gota, assinale a alternativa correta.
A Osteoartrite (OA) se mostra como uma das doenças mais prevalentes do ser humano, estando ligada a fatores genéticos, ambientais, ao envelhecimento e hábitos de vida. Atualmente compreendida como uma doença degenerativa associada a componente inflamatório, evolui lentamente com acometimento de todos os componentes da articulação, não havendo, até o momento, tratamentos comprovadamente eficazes em reverter a sua progressão. Sobre o tratamento da osteoartrite, assinale a alternativa incorreta.