Filtrar
521 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 105
Questões por página:
Leia o poema “A Árvore da Serra” (1912), de Augusto dos Anjos:
A Árvore da Serra
— As árvores, meu filho, não têm alma!
E esta árvore me serve de empecilho...
É preciso cortá-la, pois, meu filho,
Para que eu tenha uma velhice calma!
— Meu pai, por que sua ira não se acalma?!
Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!
Deus pôs almas nos cedros… no junquilho…
Esta árvore, meu pai, possui minh'alma!...
— Disse — e ajoelhou-se, numa rogativa:
“Não mate a árvore, pai, para que eu viva!”
E quando a árvore, olhando a pátria serra,
Caiu aos golpes do machado bronco,
O moço triste se abraçou com o tronco
E nunca mais se levantou da terra.
A partir do poema, pode-se evocar a simbologia da árvore como elemento vital para o equilíbrio dos ecossistemas. Considerando os impactos ambientais associados à retirada inadequada de árvores em áreas de mananciais e serras, assinale a alternativa INCORRETA.
O controle de vetores e pragas urbanas deve ser pautado pelo conhecimento da biologia das espécies-alvo e pela aplicação de estratégias que reduzam riscos à saúde e ao ambiente. Os métodos utilizados incluem o controle mecânico, biológico e químico, que podem ser combinados no manejo integrado.
Um desses métodos consiste
A imagem a seguir ilustra um fenômeno natural importante para o equilíbrio ambiental do planeta:
(www.todamateria.com.br. Adaptado.)
Esse fenômeno consiste na retenção de parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre por determinados gases presentes na atmosfera, contribuindo para a manutenção de temperaturas compatíveis com a vida.
Tendo esse fenômeno como referência, é correto afirmar que
Considerando as diretrizes contemporâneas de ensino de Ciências, especialmente na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), é correto afirmar que essa prática pedagógica favorece: