Filtrar


Questões por página:
A desertificação é um problema complexo. Para lutar contra ela é preciso, ao mesmo tempo, combater a pobreza e implementar ações estratégicas e políticas que melhorem o uso e manejo da terra. Ou seja, devem ser considerados, de forma integrada, os aspectos ambientais, sociais e econômicos dos ecossistemas. Assim, para combater a desertificação e promover o desenvolvimento das terras secas é imperativo que se valorize o conhecimento das populações locais e suas experiências bem-sucedidas de conviver, sobreviver e produzir em um ambiente geoclimático caracterizado por eventos frequentes de fortes secas. A desertificação é um processo ambiental que ameaça diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil.
Esse fenômeno está associado principalmente:
Dentre os ciclos biogeoquímicos, o da água representa grande importância, haja vista as características peculiares da água. Sobre isso, analise os excertos a seguir:

I.A estratificação térmica em lagos e mares é muito importante, pois implica também em estratificação química e, muitas vezes, em uma estratificação biológica. Naturalmente, tal característica traz importantes consequências para todos os demais ciclos biogeoquímicos nos ambientes aquáticos.

PORQUE

II.A água tem uma baixa viscosidade que aumenta com a diminuição da temperatura. Esta baixa viscosidade possibilita a existência de uma comunidade biológica que vive acima e abaixo da zona ar-água.

Fonte: Os Ciclos Biogeoquímicos: Movimentos da Matéria. Disponível em:https://cesad.ufs.br/ORBI/public/upload Catalago/08423818082016Ecologia_I_aula_9.pdf>. .


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
O ambiente afeta as espécies e elas, por sua vez, também afetam o ambiente. Num processo denominado de sucessão ecológica, ocorre a alteração da comunidade durante a colonização ou recolonização de um ambiente ao longo do tempo. A respeito das tendências que ocorrem numa sucessão desde o estágio inicial até o clímax, marque a alternativa correta:
Assinale a opção que corresponde ao método mais indicado para avaliar os efeitos de longo prazo (crônicos) de um contaminante em um ecossistema aquático.
No que concerne ao emprego de indicadores biológicos no tratamento de esgotos, assinale a opção correta.