Filtrar


Questões por página:
Os fundamentos macroeconômicos da economia brasileira foram deteriorando-se significativamente a partir de 1995. A grande perda de reservas verificada principalmente na crise russa, em 1998, o quadro recessivo, a elevada taxa de desemprego, a deterioração do saldo em conta corrente e a elevação da razão dívida pública/PIB tornaram cada vez mais aguda a crise. No início do 2º mandato de FHC, em janeiro de 1999, como resposta a esse quadro, ocorreu o seguinte fato relevante na economia brasileira:
Ainda no governo Itamar Franco foi concebido um plano econômico que partia do diagnóstico de que a inflação brasileira possuía um forte caráter inercial. Esse plano dividia o ataque ao processo inflacionário em três fases. A segunda fase correspondia a um novo sistema de indexação que visava simular os efeitos de uma hiperinflação (indexação diária), sem passar por seus efeitos, e corrigir os desequilíbrios de preços relativos. Trata-se do seguinte conceito que foi introduzido no ambiente econômico da época:
A aceleração inflacionária no final do ano anterior e início de 1986 levou ao lançamento do de um novo plano econômico em 28/02/1986. Esse plano definiu regras de conversão de preços e salários de modo que se evitassem efeitos redistributivos. O plano em questão denomina-se Plano:
A crise da dívida externa, na década de 1980, levou o país a um processo de ajustamento externo.

Para isso, esse processo se baseou, dentre outros pontos,
Após a desvalorização cambial no início de 1999 não se verificou a redução da atividade econômica. Em relação aos motivos deste fato, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A economia brasileira apresentou um fraco desempenho em 1998 e, assim, o crescimento de 1999 foi computado a partir de um nível base mais baixo.
( ) O governo promoveu um “hedge”ao setor privado, o que evitou um efeito-riqueza associado à queda do consumo e do investimento.
( ) As importações foram substituídas em alguns setores pela maior competitividade que a mudança cambial propiciou ao setor doméstico frente ao setor externo.

As afirmativas são, respectivamente,