Filtrar


Questões por página:
No início de determinado mês, a taxa de câmbio da moeda do país X em relação ao Brasil era R$ 5,00/X$. Ao fim do referido mês, a inflação no Brasil foi de 2%, enquanto a do país X foi de 5%.
A partir da situação apresentada, julgue o item a seguir, relativos ao mercado cambial.

Se certo investidor comprar um contrato de swap cambial do Banco Central do Brasil (BCB), ele receberá do BCB, em caso de valorização da moeda do país X no respectivo período, um valor correspondente à variação cambial.
Em relação a taxa de câmbio e regime cambial, julgue o seguinte item.

Uma taxa de câmbio real menor que 1 implica que o preço dos bens no país estrangeiro seja menor que o preço nacional dos mesmos bens.
Em relação a taxa de câmbio e regime cambial, julgue o seguinte item.

No regime de câmbio fixo, as reservas de divisas são utilizadas para acomodação das variações da demanda por moeda estrangeira.
Considerando as políticas fiscal e monetária, bem como seus instrumentos e mecanismos de atuação, julgue o seguinte item.

Em uma economia aberta, com câmbio flexível e mobilidade de capitais imperfeita, uma política monetária expansionista provoca desvalorização da moeda local no curto prazo.
Assuma que os capitais movimentam-se livremente na esfera internacional. Suponha, ainda, que determinado país adote o regime de câmbio fixo. Identifique as assertivas CORRETAS em tal situação e escolha a alternativa correspondente. I) O saldo das transações correntes é sempre nulo. II) A política fiscal é plenamente eficiente. III) A taxa de juros doméstica é igual à taxa de juros internacional. IV) A política monetária é ineficiente.