Filtrar


Questões por página:

“Blocos econômicos são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado. Os desenhos desses novos mercados, antes de representar uma nova realidade comercial em escala mundial, tendem a transformar-se em um projeto político, resultante de uma decisão de Estados, que pode resultar ou não no aprofundamento da integração entre os países que formam um bloco econômico.”


http://www.camara.leg.br/mercosul/blocos/introd.htm


Atualmente diversos blocos econômicos vigoram, tratando de economia, política e desenvolvimento. Sobre o assunto, é correto afirmar que

A região do Golfo tem sido afetada nos últimos meses por uma instabilidade que ameaça o fluxo de uma commodity de interesse mundial. Seis navios foram atacados desde maio em meio à escalada de tensão entre o Irã e os EUA. No ano passado, os EUA impuseram novas sanções contra Teerã por causa do programa nuclear iraniano. Algumas das medidas têm como alvo as exportações dessa commodity do Irã, que é o centro de sua economia. O Irã, em retaliação, aumentou a quantidade de urânio enriquecido e ontem elevou seu teor de enriquecimento.

(Estadão. https://internacional.estadao.com.br,07.07.2019. Adaptado)

A commodity e a região estratégica tratados no excerto correspondem

Em junho de 2016, um dos membros da União Europeia realizou um plebiscito para que a população opinasse sobre sua permanência ou não no bloco econômico, tendo vencido o voto favorável à saída. Esse fato se refere a qual membro dentre os abaixo relacionados:
Em cerimônia na Casa Branca, para a qual foram convidados empresários e trabalhadores da indústria, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a promulgação das sobretaxas a serem aplicadas ao aço (de 25%) e ao alumínio (de 10%) importados. (Valor econômico,08.03.2018. Disponível em: https://goo.gl/ByK4bD). A medida citada tem como fundamento:
Em 2017, o presidente da República do Brasil, Michel Temer, viajou oficialmente à China, onde se reuniu com dirigentes e empresários daquele país. Também participou da reunião da cúpula do BRICS. É conhecido pela sigla BRICS o grupo de países considerados grandes mercados emergentes. Os países componentes do BRICS são: